.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

DEVERES ESPIRITUAIS - Maria de Oliveira

REFLEXO - Retornar a esta Casa Racionalista Cristã está sendo gratificante para ele.

DOUTRINAÇÃO - Quando se vem a uma escola, como é a Doutrina Racionalista Cristã, o espírito encarnado, tendo a sensibilidade um tanto desenvolvida, percebe, de imediato, este ambiente, através dessa sensibilidade. Ele tem mais facilidade de penetração naquilo que é explanado.

Através desta tribuna, durante as sessões de limpeza psíquica, às segundas, quartas e sextas-feiras, ensinamos às criaturas a cumprirem os seus deveres espirituais cotidianamente e com satisfação, fazendo as irradiações nos seus lares diariamente, às 7 e às 20 horas, para higienizar o ambiente e viver a vida espiritual, porque deveres materiais cumprem-se todos os dias.

Vivendo a vida espiritual naqueles momentos, e criatura estará se preparando para sua própria evolução, de posse de um corpo matéria, e essa é a parte mais importante e fundamental que a Doutrina faz questão de frisar e explicar, categoricamente, a todos aqueles que nos procuram.

REFLEXO - Ela aceitou o convite da amiga para vir a esta Casa. Sentia-se receosa porque não compreendia nada, mas agora está se sentindo bem, e acertou em aceitar o convite da amiga.

DOUTRINAÇÃO - E ti também, como espírito liberto da matéria, vivendo na invisibilidade espiritual, não podias ser atendido pelo ser encarnado, mas procuravas dar as tuas intuições à tua assistida. É claro que ela vindo aqui e sendo envolvida por essas correntes fluídicas que são proporcionadas pelo Astral Superior, sentiu-se bem, e tiveste a oportunidade de dar o teu ponto de vista. Agora, deixarás o planeta Terra. Como espírito desencarnado, atingirás o teu mundo espiritual para lá chegar livre do degredo Terra, e fazer um exame da tua consciência, observando de perto aquilo que realizaste ou não.

A tua assistida que venha mais vezes a esta Casa para se espiritualizar e não para pedir proteção aos espíritos, mas, sim, para ter plena convicção de que ela é um composto de Força e Matéria.

A matéria cresce, viça e fenece. A Força evolui de acordo com o estudo que faz. Portanto, não há milagres, não há proteção, não há sobrenatural. O que há é a vontade perene do ser humano quando sabe se colocar em condições de bem pensar para bem atrair, como foste atraída agora a esta corrente.

REFLEXO - Como é bom estar neste recinto! Após a minha desencarnação, venho dar o meu testemunho de que a morte não interrompe a vida, porque me sinto como se ainda tivesse a vida física. Estou feliz, neste momento, ao ver tantas Luzes. Espero, somente, ser conduzido, porque não sei o que vai acontecer comigo.

DOUTRINAÇÃO - Feliz estás, porque estás sendo envolvido por essas almas evoluídas que trabalham nas Casas Racionalistas Cristãs, às segundas, quartas e sextas-feiras, no horário estabelecido pelo Astral Superior, no cumprimento do dever espiritual. É claro que estás sob orientação delas.

Como espírito desencarnado, nada mais tens a realizar no planeta Terra; estavas perdendo o teu precioso tempo. O espírito só é útil quando tem o corpo matéria e, assim mesmo, quando sabe se conduzir com dignidade e respeito por si e pelas demais criaturas.

Quando o ser encarnado perde essa nobre finalidade de respeitar a si próprio e passa a viver nababescamente, sem orientação e disciplina, torna-se um ser indesejável.

O espírito não encarna no planeta Terra para ser um indesejável, e sim para aproveitar essa encarnação, que é um curso de aprendizagem e aperfeiçoamento espiritual. Mas, quando desconhece essa realidade, acontece o que aconteceu contigo, sofre com as conseqüências dos seus pensamentos e dos próprios atos.

Eles se refletem, como a sombra acompanha o corpo, na esteira fluídica de cada um. Por isso é que Jesus, há dois mil anos, disse: “não as faças, que as pagas”, “conforme pensares, assim serás”. Não existe outra saída, porque a nos envolver e a nos enquadrar existe a lei de causa e efeito, pois conforme pensamos assim atraímos, conforme agirmos assim seremos.

Portanto, meu amigo, estás envolvido por essas almas evoluídas. Ao chegar ao teu mundo espiritual, não haverá um julgamento preestabelecido para o espírito, mas encontrarás o teu quadro fluídico, como se estivesses assistindo a um filme de longa metragem. Verás, não só esta encarnação que perdeste inutilmente, mas poderás analisar com letras maiúsculas as demais.

Isso acontece com todos os encarnados no planeta Terra, porque perante as leis espirituais não há privilégios, para “A” ou “B”, há leis extensivas a todos, as quais são justas, eternas e enquadram o espírito na realidade da Verdade. É o que vai acontecer contigo agora.

REFLEXO - A minha intuída, por curiosidade, foi a um centro qualquer e sentiu-se mal, com muita dor de cabeça e muito nervosa. A conselho de uma amiga, veio a esta Casa para aliviar o seu sofrimento.

DOUTRINAÇÃO - Se as criaturas soubessem que tudo vem de fora, a que nós atraímos e repelimos segundo nossos pensamentos, procurariam ter uma vida mais disciplinada. Não ficariam pedindo proteção, porque ela não existe, o que existe é a vontade do ser humano, quando posta em ação para a prática do bem e das atitudes dignas. Portanto, ocupem o tempo com coisas úteis e produtivas, para então o espírito ter alegria de viver de posse de um corpo matéria.

Quando isso não ocorre, a criatura fica como que infernizada pelas falanges inferiores que predominam na crosta terrena, como chuva miudinha. Tu eras um deles, estavas ao lado da tua assistida envolvendo os pensamentos dela.

Ela, sem saber orientar esses pensamentos, recorreu ao baixo espiritismo, pensando em lá chegar e encontrar soluções práticas e sadias, mas isso não existe, porque a prática da magia negra não ensina a criatura a pensar, ensina a criatura a envolver-se com espíritos, e quanto mais se envolver com espíritos, mais conturbada ela fica.

A Doutrina Racionalista Cristã veio à Terra para pôr os pingos nos “is”, falar a Verdade nua e crua, doa a quem doer, fira a quem ferir, porque somente a Verdade poderá despertar os espíritos adormecidos, como o da tua assistida.

Ela que venha mais vezes a esta Casa. Peça um folheto de limpeza psíquica a um dos nossos auxiliares, faça a higiene mental de manhã e à noite, fazendo as irradiações disciplinares com convicção, prestando atenção em cada palavra da irradiação. Assim, ela modificará o seu quadro mental para melhor, viverá com mais raciocínio, com mais ponderação, não precisará recorrer aos antros de misérias, como se apresenta o baixo espiritismo.

REFLEXO - Ela está aí, cheia de esperança, e concorda com tudo que está ouvindo. Ela quer ser feliz.

DOUTRINAÇÃO - Ela que adquira o livro Racionalismo Cristão, mas que o procure estudar e analisar para então compreender o que é o ser encarnado, como composto de Força e Matéria.
No capítulo VIII desse livro, O PENSAMENTO, ela vai observar que o pensamento é um poder espiritual e que, conforme usar esse pensamento, assim será. Se pensar bem, estará assistida pelos seus pensamentos, mas se pensar mal, terá de volta os mesmos pensamentos.

Quem não quer sofrer na vida, que aprenda a pensar bem, porque o segredo está no pensamento, e é fácil educá-lo através da vontade. Saibam, pois, educar o pensamento, e não o deixem vagando de um lado para outro a colher vibrações enfermiças que pairam na atmosfera da Terra por todos os lados, as quais são oriundas de pensamentos deletérios.

Assim tem que ser o viver dos encarnados: pautado em horários, disciplina e trabalho metodizado. É o que a vida exige de cada um.

REFLEXO - Ela está pondo em prática os conselhos que recebeu quando esteve aqui no horário das 13 às 14 horas, pedindo uma orientação para os seus males. Ela está melhorando e procurando seguir à risca tudo o que lhe foi aconselhado.

DOUTRINAÇÃO - E também está compreendendo que não existe sobrenatural. Pondo o raciocínio em ação, a criatura compreende que ela é um aparelho receptor, e que pode atrair vibrações boas como pode atrair vibrações ruins, porque elas existem. O espaço está repleto de pensamentos negativos, deletérios, principalmente no planeta Terra, os quais ela atraía pelos pensamentos de igual natureza. Deve ela seguir as orientações que são disseminadas pelo Racionalismo Cristão, porque são orientações básicas de um viver disciplinado e metodizado, para um viver sadio.

A criatura disciplinando sua vida, pautando-a através de método e de ordem, saberá pelas intuições, as quais todos recebemos, se elas são falsas ou verdadeiras. Porque a falsidade predomina na Terra; é preciso que tenham consciência disso. E nós somos um composto de Força e Matéria, somos um aparelho, e atraímos e repelimos segundo os nossos pensamentos.

Ela que continue agindo de acordo com a orientação que recebeu, e jamais irá se arrepender.

ASTRAL SUPERIOR
MARIA DE OLIVEIRA

O Racionalismo Cristão trabalha no desempenho das suas atividades alertando o ser humano para que se esclareça e aprenda a viver com lealdade e dentro da realidade. Não são poucas as palavras que ouvem em todas as Casas Racionalistas Cristãs.

Trabalhamos ardentemente para que o ser humano aprenda a não sofrer tanto, e a suportar as vicissitudes da vida sem esmorecer.

As leituras dos livros são maravilhosas e necessárias, mas não basta desfolhar os livros, é preciso lê-los com atenção e aprender, raciocinando mais e falando menos. É isso que está faltando no mundo Terra.

O espírito não veio ao mundo para passar o tempo em vão, veio para trabalhar, lutar, para se esforçar em qualquer trabalho, desde o nível mais baixo ao mais alto, todos têm o seu valor quando bem desempenhado, quando trabalhado com honestidade. É a vida que nos ensina assim. Nós aprendemos, quando passamos por este mundo, e não deixamos escapar esses ensinamentos, sem apreciá-los como eles o devem ser. Aprendemos, sim! Quando deixei o corpo físico, tinha certeza de que já tinha cumprido o meu dever, queria trabalhar no Plano Astral. A tarefa foi dura, foi difícil, mas nunca esmoreci na vida.

Por isso, eu os doutrino, principalmente as mães que precisam de um alerta constante para educar os filhos e dar-lhes a compreensão necessária para que possam, através dos seus atos e das suas orientações, aprender desde a infância a se comportar, como obedecer a seus genitores, para serem homens de valor, porque a Pátria necessita de homens de valor. Homens que sejam capazes de contribuir com essa parcela de sofrimento para melhorar o mundo Terra. Seja neste país, nesta nação em que é ministrado o Racionalismo Cristão, ou não, ninguém poderá se acovardar, quando se diz ser um racionalista cristão. Não é, afinal, com os prazeres, com os gozos que o espírito se espiritualiza, mas, sim, com trabalho intenso, fazendo o melhor, para que tudo possa dar certo, para que tudo se converta e seja colocado no seu devido lugar.

Assim lhes falo porque fui uma sofredora, mas foi compensador. Quando atingi meu mundo de luz, esse trabalho foi compensado ao meu espírito. Jamais me acovardei diante de uma época tão difícil de suportar, porque lutei muito. Tudo é melhor e mais fácil se houver realidade, lucidez e lealdade.