.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

Sempre vivi a vida do meu jeito...

REFLEXO - Vivi a vida como se fosse uma fantasia; mas vejo agora quanto tempo perdi.

DOUTRINAÇÃO - Existem milhões de criaturas que deixam o tempo passar, vivendo no mar das ilusões e fantasias, mas a Verdade real não é fantasia, não podias perder tempo inutilmente sem aproveitar a tua estada no planeta Terra.

Não tiveste uma vida de disciplina e de horário.

Foste envolvido por essa fantasia, mas agora estás presenciando que ela é ilusória. A realidade está se apresentando para ti e para todos.

A criatura, compreendendo que a realidade existe, olhará para si de uma maneira mais elevada, mais respeitosa e não deixará passar o tempo inutilmente como deixaste, infelizmente.

ASTRAL SUPERIOR
ANTONIO COTTAS

Enfrentar as lutas do cotidiano, sem se atemorizar pelo que se apresenta, saber cumprir com os seus deveres, distribuindo amor esse é o dever de todos aqueles que estão no caminho do esclarecimento espiritual, procurando viver o dia-a-dia conforme se apresenta, cuidando para não tropeçar nos erros, pois é preciso irradiar pensamentos bons, para livrarem-se dos males.

Sabemos nós que existem no planeta Terra, neste plano físico, muitos malefícios. Todos aqueles que estiverem alertas e souberem irradiar o seu pensamento para si e para o seu semelhante, livrar-se-ão desses malefícios, pois o Racionalismo Cristão está explanando lições preciosíssimas para que, aqueles que desejam aprender algo, tenham melhores condições para o seu viver, sem esmorecerem. Os que vivem se lastimando, de que não são felizes e de que nada lhes dá certo, atrairão, mais dia, menos dia, sacrifícios para si próprios.

Façam bom uso do raciocínio, pondo-o em ação em todos os momentos, e saibam separar o joio do trigo.

Sabemos que neste plano físico há muitas misérias, mas aquele que estiver atento saberá tudo que de ruim venha a acontecer em seu lar. Deve-se fazer a limpeza psíquica diariamente, saber viver com os familiares, compreendê-los, conversar com respeito e todo o amor espiritual. Todo aquele que souber conduzir sua família dentro do amor e do respeito, sabendo instruir a educação dos filhos, está preparando cidadãos do amanhã para o engrandecimento da Pátria. Este é o verdadeiro racionalista cristão.

Aquele que vem a uma Casa Racionalista Cristã apenas por vir, mas não estuda, em momento de lazer, uma obra da Doutrina para se esclarecer, para limpar o seu espírito do que há de ruim na Terra, com este procedimento está a cada dia mais se envolvendo no astral inferior. Essas criaturas são presas fáceis a serem arrastadas na lama do sofrimento, definhando espiritual e fisicamente.

A força espiritual que comanda o corpo jamais deve deixar a matéria dominar. O espírito terá que se elevar para poder bem traçar a sua trajetória evolutiva, para não perder a encarnação, que é tão preciosa nos dias de hoje. É muito difícil um espírito adquirir um corpo físico para se despojar de suas dívidas pretéritas.

Aconselho sempre, a todos que nos ouvem, que prestem bastante atenção, porque uma encarnação é passageira, efêmera, e terão que passar por muitas desencarnações com sofrimento para o espírito, muitos fazendo em milênios a sua evolução. Pensem bem, pois vêm aqui em busca de lenitivo para seus sofrimentos e o encontrarão com esforço próprio. O Astral Superior nada nega a ninguém, mas saibam a ele religar-se dentro do cumprimento dos deveres.