.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

Nunca estudei sobre espiritualidade, quando desencarnei fiquei perdido na atmosfera terrestre

REFLEXO - Há muito tempo não tenho o meu corpo físico e nesse momento estou sendo esclarecido; isso para mim foi uma surpresa.

DOUTRINAÇÃO - Surpresa um tanto agradável, porque o desconhecimento desta Verdade causou-te um atraso no progresso espiritual.

O espírito reencarna milhares de vezes em ambientes diferentes para poder, através de um corpo matéria, viver no meio de uma massa heterogênea e absorver os conhecimentos das demais criaturas, aprimorando, lapidando o seu caráter, o seu ser, para atingir a sua evolução e, em seguida, processar essa mesma evolução em outros planos.

Limpeza Psíquica
Deixarás a Terra, neste momento, acompanhando essas almas evoluídas que irradiam pelo teu ser e, ao atingires o teu mundo espiritual, poderás constatar de perto a veracidade dos fatos, através do teu quadro fluídico. Parte, pois!

ASTRAL SUPERIOR
ANTONIO COTTAS

Enfrentar as lutas do cotidiano, sem se atemorizar pelo que se apresenta, saber cumprir com os seus deveres, distribuindo amor esse é o dever de todos aqueles que estão no caminho do esclarecimento espiritual, procurando viver o dia-a-dia conforme se apresenta, cuidando para não tropeçar nos erros, pois é preciso irradiar pensamentos bons, para livrarem-se dos males.

Sabemos nós que existem no planeta Terra, neste plano físico, muitos malefícios. Todos aqueles que estiverem alertas e souberem irradiar o seu pensamento para si e para o seu semelhante, livrar-se-ão desses malefícios, pois o Racionalismo Cristão está explanando lições preciosíssimas para que, aqueles que desejam aprender algo, tenham melhores condições para o seu viver, sem esmorecerem. Os que vivem se lastimando, de que não são felizes e de que nada lhes dá certo, atrairão, mais dia, menos dia, sacrifícios para si próprios.

Façam bom uso do raciocínio, pondo-o em ação em todos os momentos, e saibam separar o joio do trigo.

Sabemos que neste plano físico há muitas misérias, mas aquele que estiver atento saberá tudo que de ruim venha a acontecer em seu lar. Deve-se fazer a limpeza psíquica diariamente, saber viver com os familiares, compreendê-los, conversar com respeito e todo o amor espiritual. Todo aquele que souber conduzir sua família dentro do amor e do respeito, sabendo instruir a educação dos filhos, está preparando cidadãos do amanhã para o engrandecimento da Pátria. Este é o verdadeiro racionalista cristão.

Aquele que vem a uma Casa Racionalista Cristã apenas por vir, mas não estuda, em momento de lazer, uma obra da Doutrina para se esclarecer, para limpar o seu espírito do que há de ruim na Terra, com este procedimento está a cada dia mais se envolvendo no astral inferior. Essas criaturas são presas fáceis a serem arrastadas na lama do sofrimento, definhando espiritual e fisicamente.

A força espiritual que comanda o corpo jamais deve deixar a matéria dominar. O espírito terá que se elevar para poder bem traçar a sua trajetória evolutiva, para não perder a encarnação, que é tão preciosa nos dias de hoje. É muito difícil um espírito adquirir um corpo físico para se despojar de suas dívidas pretéritas.
Aconselho sempre, a todos que nos ouvem, que prestem bastante atenção, porque uma encarnação é passageira, efêmera, e terão que passar por muitas desencarnações com sofrimento para o espírito, muitos fazendo em milênios a sua evolução. Pensem bem, pois vêm aqui em busca de lenitivo para seus sofrimentos e o encontrarão com esforço próprio. 

O Astral Superior nada nega a ninguém, mas saibam a ele religar-se dentro do cumprimento dos deveres.