.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

COMPANHEIROS DE LUTA - Luiz Alves Thomaz (sobre Dulce Romero Pereira)

REFLEXO - Minha assistida está aí confiante que, ao se esclarecer, sua vida vai melhorar.

DOUTRINAÇÃO - A melhora de todos os povos depende do esclarecimento. É pelo esclarecimento que a criatura facilita o seu trabalho no planeta Terra, a sua jornada. A ascensão nessa jornada depende do esclarecimento de cada um.


Foi para isso que o Astral Superior achou por bem implantar a Doutrina em 1910 e distribuir os esclarecimentos a todas as criaturas de boa vontade, porque sem vontade ninguém se esclarece. Depende da boa vontade de cada um. Portanto, a tua assistida que procure pôr essa vontade em ação ferreamente. O espírito encarnado estabelece, na sua existência terrena, código de vida, princípios, lutas e será sempre um vencedor e não um vencido.


REFLEXO - Ele gostou muito porque o colocaram aqui em cima, pois ele quer estudar esta Doutrina. Daqui pode observar melhor e está prestando bastante atenção.

DOUTRINAÇÃO - Pois ele que observe e, com a freqüência que fará a esta Casa, e observação criteriosa e o estudo do Racionalismo Cristão, chegará à conclusão correta de que somente com o conhecimento da nossa composição astral e física, pode o espírito, de posse de um corpo físico, ir ao seu mundo em pensamento, recarregar suas energias e produzir algo elevado e digno perante a sociedade da qual ele faz parte.

O Racionalismo Cristão é ciência da vida e como ciência exige estudo, método, disciplina e ordem, porque sem estas ninguém pode alcançar aquilo que tanto almejam, que é a Verdade.


A Verdade manifesta-se de todas as formas e em todas as circunstâncias; depende da sensibilidade, da disciplina do ser esclarecido observar essa mesma Verdade.

REFLEXO - Ela está pensando em conseguir um tempo para o Racionalismo Cristão. Neste momento ela sente toda força para cuidar de seus filhos sozinha, pois foi abandonada pelo esposo.

DOUTRINAÇÃO - Quantas mulheres já demonstraram essa grandeza! O espírito, quando projeta em seu mundo encarnar e delibera tomar um corpo feminino, tem mais força espiritual do que aquele que vem encarnar num corpo masculino. Pela sua grande sensibilidade como mãe, pelo amor que irradia por aqueles que são seus filhos, jamais será desamparada na luta para o aprimoramento do caráter de seus filhos. Assim é a grandeza de uma mãe em função do esclarecimento deles.

Conhecendo o valor do pensamento, que é um poder do espírito, ela se desliga da vida material, e com tanta luta, tantos afazeres que tem uma mãe dentro de um lar, vai buscar a força nas fontes mais puríssimas, para trazer até a si, e dela fazer uso, em função do bem-estar dos entes queridos.

REFLEXO - Meu assistido está desesperado, ganha pouco, a família é numerosa e ele anda muito nervoso. Ensinaram a ele vir a esta Casa para ouvir alguns conselhos e levantar o seu astral.

DOUTRINAÇÃO - Com a tua presença, não era para menos. A vida já está difícil de ser solucionada, como todos estão observando na situação por que passa este País, e o espírito um tanto combalido por isso, deixa transparecer na sua aura a sua aflição, a sua intranqüilidade. Tu, então, aproveitavas dessa fraqueza para espargir sobre ele teus fluidos negativos. No entanto, ele foi orientado por um amigo para vir a esta Casa, a fim de levantar o astral e acabar com o nervosismo.

É claro que, levantando o astral, ele irá encontrar meios mais condizentes para solucionar os problemas. A luta no planeta Terra é titânica, nós sabemos disso, mas se perdermos o controle emocional, a razão não poderá se manifestar. E ela não se manifestando, a criatura desarvora-se, descontrolando seu próprio espírito, e o espírito descontrolado não pode produzir nada. Assim acontece com muitas criaturas na Terra, pelas circunstâncias do próprio planeta. Tu serás um de menos, e como espírito liberto da matéria atingirás o teu mundo de estágio espiritual, para dar satisfação à tua consciência e julgar o teus atos.

REFLEXO - Só vencerá aquele que fizer o seu alicerce e o seu apoio espiritual, conforme está exarado no livro Vibrações da Inteligência Universal, de Luiz de Mattos, codificador desta Doutrina.

DOUTRINAÇÃO - De fato, ninguém pode fazer progresso sem primeiro ter alicerce. Nem os prédios que são levantados, que se agigantam nas grandes capitais do País, e não só do Brasil como do mundo todo. Primeiramente, nesses grandes edifícios são feitas as bases bem sólidas para serem erguidos os enormes arranha-céus. Assim também é o ser humano: se não houver base para prosseguir com convicção em si próprio, ele não pode chegar a nada e essas bases dependem de conhecimentos da vida espiritual, não resta a menor dúvida.

É conhecendo a imortalidade do espírito e reconhecendo a força que o espírito possui que o ser encarnado dá a volta por cima dos vendavais que a vida oferece. Porque há momentos difíceis na vida do ser humano, mas quando ele se coloca em condições, vence tudo de cabeça erguida, pensando sempre no eterno, na imortalidade. É assim que evolui o espírito.

Não havendo luta, não existe sofrimento. Não havendo problemas, o espírito não evolui, temos certeza absoluta disso. Portanto, o livro Vibrações da Inteligência Universal, de Luiz de Mattos, o saudoso mestre fundador desta Doutrina, é pequeno no tamanho, mas rico nas suas informações. Devemos compulsá-lo amiúde, pois não só mostra as vibrações da Inteligência Universal, como também toda a riqueza da natureza.

Mostra tudo que há de belo e que muitas vezes nós, um tanto empedernidos, deixamos de observar, por insensibilidade ao que as leis da natureza revelam. Já Luiz de Mattos, com a grande sensibilidade espiritual que mostrava com a pena, com sua grande cultura, legou-nos essa grande obra, com trechos imorredouros, inesquecíveis. Portanto, seu assistido está de parabéns.

REFLEXO - Minha assistida e seu marido não conheceram a alegria de viver, porque eles não tiveram filhos e estavam muito aborrecidos. Agora adotaram uma criança como seu próprio filho.

DOUTRINAÇÃO - É um gesto de nobreza espiritual, muito bem entendido, porque só com nobreza espiritual a criatura deixa a hipocrisia de lado e dá um pouquinho do seu amor a quem necessita dele, e nada mais positivo do que adotar uma criança que não tem um lar, dando-lhe um lar digno, elevado de amor e sentimento de grandeza. Portanto, estão de parabéns.

É assim que devemos aceitar nossa tarefa no planeta Terra, procurando executá-la da melhor forma possível, não deixando para amanhã aquilo que pode ser realizado hoje.

Adotar uma criança é um gesto de grande nobreza, porque ela depende do amor, do ambiente em que está sendo educada, e podemos dizer que é um ato digno e, mais uma vez, nossos parabéns por esses sentimentos.

REFLEXO - Na verdade, reconheço que não conhecia meu estado físico.

DOUTRINAÇÃO - Meu amigo, não conhecias, realmente, o teu estado psíquico, mas agora, como espírito liberto da matéria, estás aí a observar a grandeza Astral Superior que envolve todo este ambiente, não só o encarnado, mas também os espíritos desencarnados, mostrando a Luz puríssima, a grandiosidade da imortalidade do espírito, a eternidade, como disse Maria Madalena a Jesus: “até à eternidade, meu grande amigo!” Assim é a vida. Parte com a nossa irradiação.

REFLEXO - Ela ficou admirada com a revelação que seu filho lhe fez. Sendo um menino estudioso, dialogando, ele explicou-lhe que queria ser médico veterinário. Ela não achou muito bom esse pensamento dele.

DOUTRINAÇÃO - Por que não? Tudo é necessário na vida. São necessários o médico veterinário, o agricultor, o alfaiate, o mecânico, e assim sucessivamente. Todos os trabalhos são dignos de serem executados.

A veterinária é uma área muito linda onde o profissional cuida das aves, dos animais em geral, e tudo isso é muito importante. Portanto, deixe tua assistida de egoísmo, dê incentivo ao seu filho que manifestou o desejo de ser veterinário e desejamos a ele felicidade, para que possa atingir seus objetivos, pois não está desempenhando nenhum papel indigno e, sim, um papel digno e racional.

REFLEXO - Freqüentei esta Casa por pouco tempo, não cheguei a compreender a Doutrina, e já tinha a idade um pouco avançada. Hoje vejo que maravilha, que grandeza, que Luzes aqui estão! Este é o meu testemunho.

DOUTRINAÇÃO - De fato, muitos espíritos encarnados chegaram ao Racionalismo Cristão com idade física avançada, mas, mesmo assim, tendo sensibilidade, observaram a finalidade desses ensinamentos que é a de proporcionar ao ser encarnado conhecimento da verdadeira vida, porque a verdadeira vida não é essa vida material que se vive, e, sim, a do espírito, que é real e imperecível.

A matéria sofre transformações, agrega-se e desagrega-se, e a vida espiritual é eterna. Portanto, conhecendo a vida espiritual, o ser é mais feliz e tu foste feliz, mesmo vindo poucas vezes aqui. Agora, como espírito liberto da matéria, observas com clareza a grandeza astral que se está manifestando aqui, neste instante. Reconheces tudo isso e com ela irás ao teu mundo, sem perda de tempo.

REFLEXO - Minha assistida já tem alguma idade e começou a freqüentar esta Casa há pouco tempo. Está procurando estudar os livros e a finalidade dela é servir a esta Doutrina. Ela tem muita força de vontade e vai conseguir.

DOUTRINAÇÃO - É claro, querer é poder. Quando a criatura não se realiza pelo querer, nesta encarnação, ela conseguirá em outra, porque o espírito é eterno, reencarna milhares e milhares de vezes. Quando o espírito manifesta desejo de tornar real algo para seu progresso, e não consegue nesta encarnação, ele está-se preparando, para na próxima encarnação vir à Terra, e organizar novamente um corpo físico para executar seu desejo. É assim a grandeza da vida espiritual, o que se produz espiritualmente é gravado na esteira espiritual. É isso que ensina o livro Racionalismo Cristão.

REFLEXO - Ao entrar nesta Casa, ela viu um facho de Luz a envolvendo. Agora percebeu que a luminária é igual em qualquer lugar. Ela não está entendendo isso.

DOUTRINAÇÃO - É claro, ela viu a Luz Astral e essa Luz não pode ser confundida com a luz material. A Luz Astral é puríssima, é diferente, porque envolve, penetra todos os corpos animados e inanimados. Se as criaturas compreendessem isso, jamais iriam se lamuriar da vida, queixando-se dos problemas. Entenderiam que são energizadas por uma força poderosa, e usariam essa energia para executar suas tarefas, sem se acovardar. Portanto, é diferente. Ela venha mais vezes às Casas Racionalistas Cristãs para adquirir conhecimento, e que ao elevar seu pensamento a essas energias positivas em forma de Luz, possa ser por elas envolvida, para fortificar sua vida anímica, e, então, realizar aquilo que precisa. É assim que temos que ser.

Quando as coisas nos vêm de encontro, devemos reagir e dizer a nós mesmos: “largue de ser covarde!” Aqui não estamos para covardia, estamos aqui para reagir, quando essa reação for necessária, e é assim que tem que ser a vida no planeta Terra.

REFLEXO - Eu estava com meus amigos e agora não sei como vim parar aqui. Este não é ambiente que costumo freqüentar.

DOUTRINAÇÃO - O ambiente que freqüentavas não podia tirar-te da atmosfera da Terra, pois era um ambiente místico, irreal, não tinha seriedade, não havia Verdade e tu estavas envolvido na mentira. Portanto, ias lá e voltavas, mas aqui chegando neste momento irás ao teu mundo e não mais voltarás ao estado perturbativo com que estavas, porque a Terra não te pertence mais. A Terra é um ambiente para o encarnado, e quando o espírito abandona o corpo físico, ele não precisa mais ficar na Terra, pois nada mais tem a realizar aqui.

As Forças Astrais Superiores acharam por bem coarctar o teu livre-arbítrio, e daqui partirás para teu mundo, para analisar o teu quadro fluídico.

REFLEXO - Ele está aí muito feliz porque, através destes conhecimentos, novos caminhos abriram-se para ele na vida.

DOUTRINAÇÃO - Ele está aí feliz, porque novos caminhos abriram-se para sua vida; ele está sendo muito sincero com ele mesmo. De fato, estes ensinamentos abrem perspectivas reais para que o espírito encarnado possa, com sua força de vontade e com seu discernimento espiritual, solucionar os problemas advindos da luta pela vida. Feliz da criatura que adquire essa força, e que ela seja manejada para as coisas sérias da vida, em respeito a si e às demais criaturas. Assim a vida tem significado; do contrário, nada teria. Parte.

REFLEXO - Eu rezei, freqüentemente, e dei muitas esmolas para a igreja. Eu queria na morte do meu corpo ir para o reino do céu, mas fiquei num sofrimento horrível. Não estou compreendendo por que me trouxeram aqui.

DOUTRINAÇÃO - Estás vendo, meu amigo, como a mentira não tem durabilidade. Enquanto a Verdade é eterna, a mentira é efêmera e passageira, como efêmero é nosso corpo material, que é matéria composta da Terra. Ele tem tempo de durabilidade, não é eterno, mas as religiões não ensinam a verdadeira vida aos seres humanos, porque há interesse em aproveitar-se das criaturas incautas e explorá-las comercialmente através da mentira.

A Verdade não precisa do metal vil, ela precisa de sentimentos de grandeza, de altruísmo, de abnegação, de luta, de desprendimento e de renúncia. Aí está a Verdade, manifestando-se por todos os ângulos da nossa existência. Quando se dispõe ir ao encontro de alguém que se manifesta com toda a espontaneidade, não é preciso o vil metal para adquirir essa Força; esta é gratuita. Agora, tu querias comprar um lugar no céu, nem sabias que ele não existe, como de fato não existe, existem mundos a rolar no Espaço Superior, e tu pertences a um deles, mas desconhecias tudo isso. Portanto, a pobreza espiritual é a maior infelicidade que existe; agora estás aqui para deixar a Terra e atingir o teu mundo.

Quem sabe, em outras encarnações, serás mais feliz, não distribuindo dinheiro para comprar aquilo que deverias conquistar pela luta, pelo desprendimento, pela renúncia, pela sinceridade? Esta é a maior virtude do espírito.

REFLEXO - Eu não quero ficar aqui, quero voltar para a fazenda do meu patrão, quero cuidar dos bois, dos cavalos. Só sei fazer isso, e lá eu estava muito bem.

DOUTRINAÇÃO - Não, meu amigo, não estavas bem. Como espírito desencarnado, necessitas de Luz e de conhecimento, e sem o teu corpo físico não podes executar o teu trabalho como capataz de uma fazenda. Quem sabe, se pelo ciúme estavas te prejudicando? O espírito quando desencarna nada mais tem a executar na Terra, nem grau de parentesco existe mais. Portanto, nada tens a realizar na fazenda em que trabalhaste; tens que ver, com teu grau de Luz, se – quem sabe – em outra encarnação poderás executar teu trabalho em uma fazenda, mas mesmo no campo sentirás a grandeza Astral, a grandiosidade das leis da natureza, criando tudo, como cria os animais irracionais, e nós que somos animais racionais, que temos raciocínio e consciência. É isso que estás observando aqui agora.

MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO DE DULCE ROMERO PEREIRA,
EM SESSÃO PÚBLICA DE 01-11-91, NA FILIAL DE SANTOS.

REFLEXO: Com permissão do Astral Superior, venho confirmar, em espírito, quanta grandeza, quantas irradiações meu espírito recebeu e se fortificou para poder alar ao meu mundo, e esses companheiros abnegados que tanto trabalham com anseio de ver a felicidade de todos.

Como espírito, posso verificar quanta grandeza há no meu mundo de luz, quanto é grande a diferença deste mundo Terra; não se pode avaliar. Era isso, meus amigos e companheiros, o que eu tinha a relatar por ordem do Astral Superior. Travei uma luta neste mundo, lado a lado com meu companheiro. Nas horas de tristeza, lutávamos e vencíamos. Não são surpresas, são realidades da própria vida. Assim escolhemos nesta encarnação.

É tão belo, tão gratificante quando o espírito se esclarece, quando conhece essa bela Doutrina, o Racionalismo Cristão! Doutrina da Verdade, que tem que ser levada avante custe o que custar. E agora, como espírito, tenho a liberdade de manifestar-me. Para isso, tenho que confirmar a esse que me serviu na Terra como companheiro e amigo, que se firme cada vez mais nesta tribuna e que saiba lutar como sempre lutou, pois a vida continua, ele não pode parar; que apresente nesta tribuna a Verdade pura, nua e crua, não deixe passar nada em branco. Sacuda seus companheiros para que eles abram os olhos do espírito e prepare-os para esta Doutrina, porque a vida física é curta, é passageira e há sempre criaturas preparadas para esta Doutrina, para que ela continue a passos largos.

Trabalhei nela também, e tive compreensão do que ela representava, tinha certeza de que minha luta não era em vão, tinha certeza de que ia vencer e venci.

Agora, nada mais me resta senão dizer aos nossos filhos que aqui na Terra ficaram: saibam contribuir com sua parcela, saibam dar valor ao pai que têm, saibam ser gratos por tudo o que ele tem feito. Este pai tão abnegado, que tanto lutou, tanto sofreu e que continuará lutando, porque a luta é uma realidade, é um fato. Não há surpresa, nada surpreende o espírito quando ele é esclarecido. É preciso ser forte.

Eu, como espírito, vi nossos companheiros irradiando unidos e confortando minha família, o meu companheiro e com isso eu fico gratificada, com essas belas expressões. Continuo lutando sempre.

DOUTRINAÇÃO - ULYSSES CLAUDIO PEREIRA:

De fato, demonstraste grandeza de espírito pelos teus feitos, pelo teu desprendimento, pelo teu amor. As palavras são interceptadas nestes momentos, mas a tua grandeza espiritual demonstrou-se agora, neste instante. Foste, na realidade, o exemplo, executaste o teu papel de mãe, o teu papel de mulher com grande responsabilidade.

Deu-me alegria viver contigo vinte e três anos que não foram em vão, foram produtivos, porque realizamos tudo que o Racionalismo Cristão ensina, dentro da seriedade, do respeito, da união e do entendimento, de acordo com os princípios sadios desta Doutrina.

Aprendemos nesses ensinamentos a nos respeitarmos nas horas de dificuldades, nas horas de alegrias e nas horas de tristezas. Por isso, recebemos naquele momento de tristeza o amparo da irradiação de todos os amigos. Está aí a grandeza da vida que a criatura recebe como prêmio aqui no planeta Terra, de posse de um corpo físico.

Perante a tua grandeza espiritual, as minhas palavras são insignificantes.
Pelo espírito de Dulce Romero Pereira, Grande Foco ...

ASTRAL SUPERIOR
LUIZ ALVES THOMAZ

Este espírito que acaba de manifestar-se é um espírito evoluído, espírito de grandeza, de luta, de compreensão, que soube de fato ser mãe, esposa e colaborou em todos os momentos, em todas as horas, na alegria e na tristeza.

Soube ser simples, moderada, abnegada, e é isso que o Racionalismo Cristão deseja: que a humanidade se esclareça e aprenda o que a vida representa para, no final de sua existência, participar dessa alegria e poder manifestar-se como espírito esclarecido que partiu para seu mundo de luz, pertencendo à família do Astral Superior.

Porque agora a sua família é o Astral Superior, e espírito desejoso de trabalhar em corpo astral – este é o seu desejo – para continuar lado a lado com seu companheiro de luta, de todas as horas. É isto que tenho a lhes dizer, oferecer-lhes a minha irradiação e que ela os fortifique cada vez mais. E que saibam dar valor a esta criatura que assume, com grande responsabilidade esta tribuna, o que é tão difícil, porque só no Astral Superior sabe-se avaliar o quanto é delicada a Doutrina Racionalista Cristã.

Para sua disciplina ser levada a sério, é preciso que os companheiros se conscientizem disso e que saibam ser amigos, saibam irradiar, saibam ter disciplina em todos os momentos, sejam assíduos na Doutrina, porque escolheram participar como membros desta grandiosa Doutrina que é o Racionalismo Cristão.