.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

A DOUTRINA RACIONALISTA CRISTÃ ENSINA A CRIATURA A VENCER - Luiz Alves Thomaz

REFLEXO - Ele veio para poder se livrar do mal de que está sendo acometido, de uma enfermidade. Foi ao médico e não houve diagnóstico certo. Disseram-lhe que os espíritos ajudam as pessoas e ele está com essa esperança.

DOUTRINAÇÃO - Veja bem! É importante o teu assistido não fazer confusão. A Doutrina Racionalista Cristã não veio à Terra para curar corpos, veio para esclarecer os espíritos.

Através das pesquisas e dos exames minuciosos que a ciência está desenvolvendo agora, será possível chegar à conclusão da enfermidade que o teu assistido está sofrendo. Se ela tem origem psíquica, que fique bem entendido, só existe um remédio: é a vibração do Astral Superior, que, através destas correntes fluídicas, espargem esses fluidos nas criaturas.

E uma vez compreendendo o que significam estas vibrações mentais, a criatura disciplinadamente irradiará no seu lar às 7 e às 20 horas, durante 5 minutos. Praticará essa higiene mental, preparando-se espiritualmente. Ela adquire vitalidade, alegria, bem-estar, e verá a vida por outro ângulo.

A Doutrina Racionalista Cristã não promete nada a ninguém, mas ensina a criatura a vencer. E ela só é feliz quando vence a si própria, coloca sob os seus pés os seus defeitos, tem consciência do que sejam seus pensamentos e tem personalidade acima das misérias humanas.
Viver dignamente, não misturar a vida material com a espiritual, isto sim é viver, é participar da vida. Portanto, as doenças do físico e da mente poderão desaparecer através de atitudes positivas. Não existem milagres, nem sobrenatural. Quando a criatura está contaminada por um vírus, ela tem que recorrer à medicina, para que esta possa analisar o que se está passando.

Aconselhamos ao teu assistido que venha mais vezes a estas Sessões de Limpeza Psíquica. Volte novamente ao seu médico; talvez exista algo no seu corpo que poderá ser delineado por esse profissional habilitado.

Como afirmei anteriormente, se a doença é de ordem espiritual, somente através da educação mental e da disciplina rígida é que poderá regenerar o espírito, para que esse espírito tenha saúde, vitalidade, vigor para enfrentar os problemas oriundos da vida.

REFLEXO - Escapei da justiça material e agora me encontro neste tribunal astral do meu próprio crime, para justificá-lo ou se fazer a justiça. Visei somente ao lucro exorbitante, fui um usurpador e agora aqui estou com a minha consciência queimando como ferro em brasa, e tendo que ser meu próprio juiz. Como se justifica isso?

DOUTRINAÇÃO - É muito fácil, meu amigo; isso tudo acontece quando impera a ignorância da lei das reencarnações. Se não existisse a lei das reencarnações, jamais terias agido de forma indigna, desumana, porque pensavas que, morrendo o corpo físico, tudo acabaria, mas está aí o grande engano da parte espiritual.

Neste momento não tens o teu corpo matéria, mas tens o corpo astral que é de matéria fluídica relativa ao teu mundo espiritual.

Tudo isso era a usura, a ganância, a materialidade que imperava mais alto e fez com que usasses de falsidade para com teu semelhante. Por isso existe uma lei que se chama “causa e efeito”. É como a lei da gravidade, não podemos jogar nada para cima que tem endereço de volta. Assim são os nossos atos. E nossos pensamentos também têm endereço de ida e volta.

Os atos praticados são registrados na esteira espiritual de cada um; quando a criatura viveu condignamente, isso fica registrado. Ao chegar ao seu mundo espiritual, sente uma alegria imensa, se soube viver as duas vidas neste planeta, mas quando, desgraçadamente, não soube viver a vida material e a espiritual, como aconteceu contigo, o quadro é bem diferente.

Ao atingir esse mesmo mundo, caberá à tua consciência julgar os teus atos e a ninguém mais. Não há condenação eterna, nem inferno, nem purgatório, há, sim, lei de causa e efeito, à qual todos estamos submissos.

Não há seres privilegiados perante essas leis, e responderás pelos teus atos, quer queiras, quer não, porque são leis inalteráveis. Parte, pois!

REFLEXO - Meu assistido gostaria de sentir essa convicção que o senhor tem ao explanar esses princípios.

DOUTRINAÇÃO - A convicção não é dos encarnados; ela é dos Planos Superiores. Para eles não existe meio termo, é exatidão precisa, é um presente eterno que funciona matematicamente. Não há meio termo perante a Verdade, meu amigo. A realidade resplandece em tudo que tem vida.

Aquele que estuda o livro Racionalismo Cristão, que penetra nas demais obras da Doutrina, que chega ao conhecimento da sua composição Astral e Física, como Força e Matéria, tem a plena consciência da imortalidade do espírito e da sua utilidade perante a consciência, a do Astral Superior e a do semelhante.

O escritor norte americano Marden dizia: “Feliz do homem que vê no outro homem um ser divino”. De fato, é uma grande verdade. A criatura só é positiva quando vê o quadro positivo do seu semelhante.

A criatura que conhece a si própria como Força e Matéria, não irradia pensamentos de dúvida, vingança e indignidade, que tanto vai denegrir o seu espírito ou infelicitá-lo na vida material. Vamos pensar positivamente, vamos elevar os pensamentos às Esferas Superiores, não com vaidade, nem com hipocrisia, mas com sinceridade espiritual, para atingir nossos objetivos. É o que ensina a Doutrina Racionalista Cristã.

ASTRAL SUPERIOR
LUIZ ALVES THOMAZ

A Doutrina da Verdade evolui incomensuravelmente nos mundos de luz, se a compararmos com a humanidade no planeta Terra, que caminha lentamente na evolução, o que constitui um atraso para o espírito, quando aqui estaciona.

A cada dia que passa, a cada limpeza psíquica que se processa, no entanto, há sempre gente nova que vem com ânsia de saber, de conhecer e de ter resposta exata para os seus pensamentos.

Em todas as Casas Racionalistas Cristãs ninguém sai sem resposta, basta prestar atenção ao que a Doutrina ensina. Ninguém sai enganado, porque todos têm a sua resposta exata, definitivamente.

Nós nos sentimos felizes quando analisamos os que trabalham, constantemente, em prol desta humanidade sofredora, que vem em busca de um lenitivo, para saber por que está vivendo presa a um corpo físico, ao desmando do seu próprio eu.
Aqui chegando, tenham a certeza de que não são envolvidos na mentira, porque só se diz a Verdade, explana-se uma Doutrina sã, ao alcance de todos aqueles que têm interesse em aprender, em se esclarecer e lapidar o seu espírito, dando mais trato ao corpo físico, tendo saúde, disciplina e honradez, trabalhando com dignidade e valor, possuindo mais alegria e a certeza de um viver feliz. A Doutrina ensina as criaturas como viver, sem serem enganadas. Esta é a Doutrina da Verdade para os que desejam acatar suas lições, preciosas para serem lidas, desvendadas e compreendidas.

Saibam, pois, valorizar-se, porque é um dever de todos esclarecerem-se. Poderão, então, esclarecer os demais que vêm ao seu encontro, em busca do mesmo objetivo que os trouxeram. É isso o que a Doutrina ensina a quem se propõe a trabalhar com dignidade e valor, esforçando-se cada vez mais.
Devem estar sempre a postos, cumprindo o dever que lhes foi indicado por seus próprios espíritos. Só assim poderão ser felizes e fazer o seu semelhante também mais feliz, com a compreensão que aqui adquiriram.

A Doutrina ensina que tenham vontade forte, pensamento elevado para lhes proporcionar melhores dias e viverem com alegria, saúde e felicidade em seus lares.