.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

2. Antonio Cottas

REFLEXO - São vocês que vão me castigar pelos males que pratiquei?

DOUTRINAÇÃO - Castigo não existe, meu amigo. Só existe o castigo criado pelas religiões. Existem erros por falta de conhecimento das leis espirituais. O espírito é imortal, é eterno, reencarnará milhares e milhares de vezes tomando corpos diferentes em ambientes diversos com outros costumes, burilando assim as arestas espirituais, até que possa atingir um grau de evolução um tanto adiantado, e aí não reencarnará mais no planeta Terra.

REFLEXO - Há muito tempo não tenho o meu corpo físico e nesse momento estou sendo esclarecido; isso para mim foi uma surpresa.
Limpeza Psíquica
DOUTRINAÇÃO - Surpresa um tanto agradável, porque o desconhecimento desta Verdade causou-te um atraso no progresso espiritual. O espírito reencarna milhares de vezes em ambientes diferentes para poder, através de um corpo matéria, viver no meio de uma massa heterogênea e absorver os conhecimentos das demais criaturas, aprimorando, lapidando o seu caráter, o seu ser, para atingir a sua evolução e, em seguida, processar essa mesma evolução em outros planos.
Deixarás a Terra, neste momento, acompanhando essas almas evoluídas que irradiam pelo teu ser e, ao atingires o teu mundo espiritual, poderás constatar de perto a veracidade dos fatos, através do teu quadro fluídico. Parte, pois!

REFLEXO - Estava muito distante daqui. Como pode uma coisa dessas? Quero uma explicação. Não me conformo em estar aqui neste momento, neste ambiente.

Baixe este e outros
livros RC sem custo
DOUTRINAÇÃO - Estavas te referindo a cálculo matemático da vida material, mas agora não tens mais a matéria, o carro que é o corpo físico, e, não mais o tendo, és apenas Força. Para a Força não há distância, como não há distância para os pensamentos, pois estes têm uma velocidade incalculável. Se a luz solar tem uma velocidade de, aproximadamente, trezentos mil quilômetros por segundo, o nosso pensamento, sendo poder espiritual, nada fará de menos. Portanto, podias estar muito longe, mas para a presença espiritual não existe tempo nem espaço. Existe um presente eterno. Estás aqui de passagem, manifestando-te num corpo que não é o teu, sentindo um fenômeno real da Inteligência Universal a envolver tudo que tem vida. Parte, pois!

REFLEXO - Pensei que aqui era uma igreja, mas estou vendo que não é. Os costumes são muito diferentes.


DOUTRINAÇÃO - O formato do edifício dá uma aparência de igreja, mas na realidade aqui é uma escola de alto psiquismo, onde o encarnado vem participar desta reunião para aprender, para usufruir desses ensinamentos e aprimorar seus conhecimentos sobre as leis de causa e efeito. Como espírito livre da matéria, não precisas procurar igrejas; precisas, sim, de Luz, e essa Luz estás recebendo agora do Astral Superior, dessas almas que irradiam para os encarnados e desencarnados, porque, em ambos os estados, somos sempre espíritos. Podes ver a Luz com a visão espiritual e compreender que não tens mais nada a realizar na Terra, pois não tens mais o teu corpo físico. Irás ao teu mundo para observar de perto os teus feitos e analisar se há necessidade de reencarnar novamente. Não é tão fácil como parece. Vê a Luz e parte.

REFLEXO - Vivi a vida como se fosse uma fantasia; mas vejo agora quanto tempo perdi.

DOUTRINAÇÃO - Existem milhões de criaturas que deixam o tempo passar, vivendo no mar das ilusões e fantasias, mas a Verdade real não é fantasia, não podias perder tempo inutilmente sem aproveitar a tua estada no planeta Terra. Não tiveste uma vida de disciplina e de horário. Foste envolvido por essa fantasia, mas agora estás presenciando que ela é ilusória. A realidade está se apresentando para ti e para todos. A criatura, compreendendo que a realidade existe, olhará para si de uma maneira mais elevada, mais respeitosa e não deixará passar o tempo inutilmente como deixaste, infelizmente.
REFLEXO - Ela se encontra na assistência e está desesperada. Não entende por que ela, tendo um bom marido, sente muito ciúmes, apesar de ele não dar motivo.

DOUTRINAÇÃO - O que estavas fazendo lá?

REFLEXO - Eu estava ajudando.

DOUTRINAÇÃO - Ajudando a ter desconfiança? Em vida física nada produziste com a tua desconfiança, porque a desconfiança gera um estado espiritual negativo. Nesse estado, a criatura está sendo envolvida pelas correntes inferiores e estas produzem efeitos de acordo com o campo negativo produzido pelos pensamentos dos encarnados. A criatura deve analisar tudo e observar se tem um bom marido e o ama. Por que não confiar no esposo, ele dando bons exemplos? E os exemplos falam mais alto do que as palavras e as palavras, disse alguém, o vento as leva. Os exemplos nos acompanham como a sombra acompanha o corpo. Ela, com a tua presença, com pensamentos negativos, só produzia os efeitos desses sentimentos inferiores.

Venha mais vezes a esta Casa, peça um folheto de limpeza psíquica que é distribuído gratuitamente, aprenda a fazer as irradiações às 7 e às 20 horas. Não tenha ciúmes, pois este é um sentimento negativo, é falta de respeito para consigo própria.

REFLEXO - O amigo o aconselhou para vir a esta Casa e prestar bastante atenção. Ele está-se sentindo muito bem.

DOUTRINAÇÃO - Ele, vindo mais vezes, vai observar, com a frequência assídua, que a Doutrina Racionalista Cristã é uma filosofia de vida, uma ciência de alto psiquismo. Através dos seus ensinamentos a criatura modifica o seu viver, porque adquirirá, com a frequência e os estudos das obras por nós editadas, maiores conhecimentos. Pelos conhecimentos adquiridos, passará a ter confiança em si próprio, a saber que o pensamento é um poder espiritual, porque conforme pensamos, assim seremos. Pensar é atrair, e também se repele com o pensamento.

Quando a criatura conhecer a sua composição astral e física, como Força e Matéria que é, saberá que o espírito é indestrutível e a matéria é transitória, é apenas um agasalho, e veste temporária para que este espírito possa se locomover no meio dessa massa heterogênea, que é a humanidade. A partícula da Inteligência, quando atinge o grau de evolução para encarnar num corpo humano, leva o nome de espírito. Inicialmente, essa partícula da Inteligência Universal começa sua peregrinação pelo reino mineral, depois passa pelo vegetal, atinge o reino animal até chegar ao reino hominal.

Sendo racional, a criatura é envolvida por critérios e pensamentos, e pensamento é um poder espiritual. Conforme pensarmos, assim seremos. Não pensem nunca mal, sempre irradiem bons pensamentos. Examinem-nos criteriosamente para compreender que tudo vem de fora e nada acontece por acaso.

REFLEXO - Sempre levei a vida praticando o bem, nunca lesei ninguém, não por medo, mas por obrigação. Sempre pensei que lá no alto havia algo de importante, e, por isso, estou aqui feliz, porque sei que vou partir para o meu mundo.

DOUTRINAÇÃO - De fato, meu amigo, a luta que o ser humano trava do bem contra o mal é para dar a oportunidade a este espírito de chegar ao fim de uma existência física e poder olhar para si e não sentir vergonha, por ter agido condignamente. Esta é a verdadeira vida, de outra forma a criatura é apenas uma imagem, uma figura, uma figura apagada.
Limpeza Psíquica
O espírito sabe que tem uma consciência e esta, no fim de todas as consequências, é o tribunal de cada um, porque é através da consciência que o espírito, ao chegar ao seu mundo espiritual, vai analisar, como se estivesse assistindo a um filme de longa metragem, seus feitos e suas realizações quando passou pela Terra.

O espírito vai se sentir feliz, como tu estás sentindo agora, presenciando esta luminosidade envolvendo todos os presentes. E a tua consciência já te está mostrando que soubeste viver racionalmente. Foste uma criatura que teve critério e bom senso e, através desse bom senso, estás sentido a felicidade na sua plenitude espiritual.

REFLEXO - Eu sei que saí para dar um passeio de carro, mas me encontro aqui. Estou achando tudo diferente.

DOUTRINAÇÃO - Porque não tens mais o corpo físico, nem precisas de automóvel para passear, apenas estavas vivendo rasteiramente. O espírito desencarnado quando passou pela vida terrena e não soube fazer jus a essa existência, desencarna e fica naquela materialidade em que viveu, pensando que ainda tem o corpo. Fica iludido pelas falsas imagens que criou no seu próprio pensamento. Compreendes que não tens mais o teu corpo físico e nada mais tens a fazer na Terra e, sim, atingir o teu mundo espiritual.
REFLEXO - Ela já frequentou esta Casa há uns tempos atrás. Hoje está voltando pela segunda vez. Está prestando bastante atenção, porque chegou à conclusão de que este é o caminho.

DOUTRINAÇÃO - Inicialmente, a criatura vem a uma Casa Racionalista Cristã como se estivesse adentrando numa igreja qualquer. Gostou daquilo que ouviu, simpatizou-se, sentiu-se bem, mas ela tem o seu livre-arbítrio e, às vezes, leva anos para tornar a voltar. Nada podemos fazer, porque cada um é cada um. Quando a criatura volta pela segunda vez, começa a refletir. A Verdade, às vezes, leva anos para fazer despertar o espírito. Este que vos fala, só chegou ao Racionalismo Cristão quatro anos após ter lido um dos livros editados pelo Centro Redentor.

Começamos a trabalhar na filial da cidade de Marília e hoje continuamos aprendendo, porque este aprendizado é eterno. Não recebemos diploma.

A criatura vindo mais vezes a esta Casa dá oportunidade ao seu espírito de sentir a Verdade. Esta é simples, objetiva e clara, não é ilusória, é necessário que a criatura sinta a responsabilidade de estudá-la, analisá-la e compreendê-la, porque será para seu próprio bem. Feliz da criatura que compreende o que é a Verdade, sentindo no âmago do espírito, nestes momentos, os eflúvios do Astral Superior e entendendo que a vida é de luta, de sacrifício e de sofrimento.
Quando o espírito compreender que é uma centelha da Inteligência Universal, que é indestrutível e eterno, a criatura tem mais sabor para lutar pela vida e sair galhardamente vencedora, e não vencida. É isto que ela tem que fazer.
REFLEXO - Por que estou passando por esta Casa? Não sei por que me encontro aqui. Que Casa é esta, tão benfeitora?

DOUTRINAÇÃO - Encontras-te aqui falando através de um corpo que não é o teu, porque és espírito desencarnado. As Casas Racionalistas Cristãs são estações receptoras das Forças Superiores. Nestes momentos, estas correntes fluídicas são forças harmoniosas do bem que vêm até nós espargirem seus fluidos benéficos, fortificando e esclarecendo os encarnados e os desencarnados, como tu. E, como espírito livre da matéria, podes ver e compreender, com a tua sensibilidade, a grandiosidade e a luminosidade dessas Forças.

A presença do Astral Superior é que garante, indubitavelmente, o desenvolvimento destes trabalhos. Nada poderíamos realizar sem a ação do Astral Superior. São essas Forças que determinam, que dirigem estes trabalhos. Nós, encarnados, somos apenas instrumentos dóceis, nestes momentos, para o Astral Superior.

Feliz da criatura que, estando aqui, não perde um lance com o seu mental, analisa tudo criteriosamente, não perde tempo, porque não estamos aqui para perder tempo.

REFLEXO - Eu não sabia que tinha uma alma e esta alma é o espírito.
DOUTRINAÇÃO - Alma e espírito são a mesma coisa.

REFLEXO - Eu não sabia, não acreditava que o espírito podia transmitir através de um ser mediúnico. Só agora estou ciente.

DOUTRINAÇÃO - É fácil observar. É como ligar um aparelho televisor, através do controle remoto. Fazendo comparação, o corpo do ser humano é o aparelho, e a vontade do espírito, o controle remoto. O espírito não está dentro do corpo; está fora dele, acionando-o através de cordões fluídicos, por isso, o pensamento é um poder espiritual.

REFLEXO - É maravilhoso o que estou presenciando.

DOUTRINAÇÃO - É claro que é maravilhoso. O dia em que a humanidade compreender o que é a Verdade, não haverá mais criatura fracassada. O ser não veio ao mundo para ser um mendigo, um fraco ou um vencido. Encarna para ser valente, forte, trabalhador, estudioso, uma criatura desprendida que não deseja aos outros o que não desejaria a si própria. Em sã consciência, isto é a vida espiritual e nós temos que viver a vida espiritual e a vida material.

Como espírito liberto da matéria, estás vivendo unicamente a vida espiritual, sendo agora esclarecido pelas Forças Astrais Superiores. Ao atingires o teu mundo espiritual, observarás, com maior clareza, o espírito, e terás a plenitude para analisar toda a grandiosidade da eternidade do próprio espírito.

REFLEXO - Como posso estar aqui? Eu estava no leito de um hospital, num ambiente diferente. Estou vendo luzes.

DOUTRINAÇÃO - É real, como foi dito agora. Mesmo o espírito, comandando o corpo por cordões fluídicos, ele não está dentro do corpo; o teu corpo ficou lá no hospital. Deixaste a matéria neste instante, mas as Forças Astrais Superiores, condoendo-se dos teus sofrimentos, atraíram-te até este ambiente e estás a observar esse fenômeno natural. Encarnação a desencarnação são fenômenos naturais pelas leis da vida.

Nada acontece por acaso, nem mesmo as folhas das árvores caem fora do tempo. Para tudo há uma razão de ser. E tu estás aqui entre amigos, sendo irradiado como espírito liberto da matéria. O teu corpo será transladado ao cemitério e o espírito ao seu mundo espiritual.
Limpeza Psíquica

Feliz do espírito que, ao desencarnar, não perde tempo. Através dessas correntes fluídicas irás ao teu mundo, o correspondente ao teu grau de evolução espiritual, para não ficar à procura do teu corpo físico e dos familiares. Teus familiares acabaram. A família do espírito desencarnado é a família astral e para lá irás neste momento. Parte.

REFLEXO - Ela está aí admirada, quieta e tranqüila. Em outras casas que frequentou, fazia uma tremenda bagunça.

DOUTRINAÇÃO - Não era ela que fazia bagunça; tu é que eras um bagunceiro. Mas aqui é diferente, há determinações superiores, há disciplina e há respeito por todas as criaturas que estão presentes, encarnadas e desencarnadas. A tua assistida que venha mais vezes a esta Casa para aprender o que seja a vida espiritual, a não se envolver pelas circunstâncias e a não desenvolver papel indesejável. Ninguém vem a este mundo para ser indesejável ou praticar violência. Os espíritos inferiores que estão na atmosfera da Terra provocam reações, quando encontram campo aberto pelos encarnados que têm o seu mental fraco. São aquelas mesmas reações que tinhas vontade de produzir e de dar espetáculos.
Como aqui não é circo e nem ambiente de espetáculo, estás sendo envolvido por uma disciplina rígida e inquebrantável. Estás sendo esclarecido para o teu bem. A tua assistida está certa, porque está num ambiente de respeito, onde todos são recebidos igualmente.

REFLEXO - Passeava pela calçada e fui recolhido a esta Casa.

DOUTRINAÇÃO - A rede fluídica do Astral Superior vai a distância incomensurável nestas Reuniões de Limpeza Psíquica que são desenvolvidas nas segundas, quartas e sextas-feiras. Aqui o espírito é atraído por uma Força maior e, como partícula que é dessa mesma Força, é atraído, esclarecido e encaminhado ao seu mundo de estágio para não perder tempo, porque tempo perdido não se recupera mais. É como águas passadas que não movem moinho. Esta é uma grande realidade e a Doutrina vem batendo nesta tecla, falando claramente ao encarnado: vamos estudar, vamos compreender a vida, raciocinar e se espiritualizar.

A criatura não pode perder tempo, porque o tempo é precioso, é importante para o progresso do espírito como também para a vida material. Quem trabalha tem a mente ocupada nos seus afazeres, e a mente ocupada em afazeres produtivos está imunizada, e não recebe rajadas inferiores produzidas por espíritos que perdem tempo na atmosfera da Terra.
A maior tristeza para o espírito, quando desencarna, é ficar nas trevas da ignorância que ele criou com pensamentos doentios, quando encarnado. Pensar é atrair, porque quem faz o bem, o bem recebe, e quem mal faz recebe o mal. É a lei de causa e efeito, e essa lei é extensiva a todos. Por analogia, é o mesmo que jogar uma pedra para cima: ela vai e volta ao mesmo endereço.

Os pensamentos irradiados são iguais. A criatura, irradiando bons pensamentos, produz efeitos benéficos. Se pensar mal, esses pensamentos produzirão efeitos maléficos, e a criatura estará envolvida pelos malefícios dos seus próprios pensamentos. Sempre batemos na mesma tecla: cuidado com os pensamentos. Procure ler bons livros pesquisando os seus conteúdos.

Há grandes autores que legaram à humanidade ensinamentos imorredouros, livros maravilhosos para serem pesquisados, regiões geográficas para serem conhecidas e, assim, as criaturas aprimorando-se, espiritual e intelectualmente, vão desenvolvendo os seus conhecimentos, para chegarem a uma compreensão racional da vida. Isso fazendo, o espírito ao desencarnar não fica na atmosfera da Terra sem saber para onde ir. Ele tem a consciência formada de que existe um mundo elevado no espaço infinito.

Dizia Jesus, há dois mil anos atrás: “a casa do pai tem muitas moradas” e uma dessas moradas nos pertence: é o que verás ao chegar ao teu mundo.

ASTRAL SUPERIOR
ANTONIO COTTAS

Enfrentar as lutas do cotidiano, sem se atemorizar pelo que se apresenta, saber cumprir com os seus deveres, distribuindo amor esse é o dever de todos aqueles que estão no caminho do esclarecimento espiritual, procurando viver o dia-a-dia conforme se apresenta, cuidando para não tropeçar nos erros, pois é preciso irradiar pensamentos bons, para livrarem-se dos males.

Sabemos nós que existem no planeta Terra, neste plano físico, muitos malefícios. Todos aqueles que estiverem alertas e souberem irradiar o seu pensamento para si e para o seu semelhante, livrar-se-ão desses malefícios, pois o Racionalismo Cristão está explanando lições preciosíssimas para que, aqueles que desejam aprender algo, tenham melhores condições para o seu viver, sem esmorecerem. Os que vivem se lastimando, de que não são felizes e de que nada lhes dá certo, atrairão, mais dia, menos dia, sacrifícios para si próprios.
Façam bom uso do raciocínio, pondo-o em ação em todos os momentos, e saibam separar o joio do trigo.

Sabemos que neste plano físico há muitas misérias, mas aquele que estiver atento saberá tudo que de ruim venha a acontecer em seu lar. Deve-se fazer a limpeza psíquica diariamente, saber viver com os familiares, compreendê-los, conversar com respeito e todo o amor espiritual. Todo aquele que souber conduzir sua família dentro do amor e do respeito, sabendo instruir a educação dos filhos, está preparando cidadãos do amanhã para o engrandecimento da Pátria. Este é o verdadeiro racionalista cristão.

Aquele que vem a uma Casa Racionalista Cristã apenas por vir, mas não estuda, em momento de lazer, uma obra da Doutrina para se esclarecer, para limpar o seu espírito do que há de ruim na Terra, com este procedimento está a cada dia mais se envolvendo no astral inferior. Essas criaturas são presas fáceis a serem arrastadas na lama do sofrimento, definhando espiritual e fisicamente.

A força espiritual que comanda o corpo jamais deve deixar a matéria dominar. O espírito terá que se elevar para poder bem traçar a sua trajetória evolutiva, para não perder a encarnação, que é tão preciosa nos dias de hoje. É muito difícil um espírito adquirir um corpo físico para se despojar de suas dívidas pretéritas.

Aconselho sempre, a todos que nos ouvem, que prestem bastante atenção, porque uma encarnação é passageira, efêmera, e terão que passar por muitas desencarnações com sofrimento para o espírito, muitos fazendo em milênios a sua evolução. Pensem bem, pois vêm aqui em busca de lenitivo para seus sofrimentos e o encontrarão com esforço próprio. O Astral Superior nada nega a ninguém, mas saibam a ele religar-se dentro do cumprimento dos deveres.