.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

Ao Leitor - Livro Retrospectiva Doutrinária

Limpeza Psíquica
Sem a pretensão de criar uma obra literária, mas utilizando um linguajar simples, o entusiasta Sr. Ulysses Claudio Pereira, Presidente do Centro Redentor Filial de Santos, intentou apenas reunir suas doutrinações num trabalho de fácil compreensão para o leitor interessado no estudo dos conhecimentos que transcendem a matéria.

Os Reflexos transmitidos pelos médiuns e as Doutrinações a eles subsequentes, bem como as Comunicações Doutrinárias do Astral Superior durante Reuniões Públicas de Limpeza Psíquica, reunidas pelo Presidente Ulysses Claudio Pereira, estão nas páginas seguintes, concretizando, assim, um de seus ideais com a apresentação de Retrospectiva doutrinária.

Os que deste trabalho fizerem uso constatarão que o dedicado Sr. Ulysses Claudio Pereira transmite, com extrema facilidade, conhecimentos da vida espiritual, sem os impor dogmaticamente, externando suas idéias com suavidade, construindo-as com palavras e frases acessíveis a todos, sejam modestos ou letrados ouvintes, para que possam submete-las ao poder do raciocínio e da análise.

A tônica de sua palavra gira em torno do monumental tema Força e Matéria, esclarecendo que são os dois únicos elementos componentes do Universo e que o ser humano não é outra coisa senão partícula inseparável dessa contextura. Nota-se que não lhe falta habilidade para discorrer sobre a saturação do poder inerente ao Pensamento, insistindo com freqüência na máxima: "conforme pensares, assim serás".

Os conhecimentos são transmitidos de forma clara e concisa, com ênfase na Verdade sobre a vida extramatéria, como especialmente sabem fazê-lo os conhecedores da Doutrina Racionalista Cristã. Essa Verdade, prodigalizada por Jesus, o Cristo, permaneceu por quase dois mil anos ocultada por homens desprovidos de escrúpulos, mas seu restabelecimento iniciou-se em 26 de janeiro de 1910, com o advento do Racionalismo Cristão, na cidade de Santos, São Paulo.
Não resta a menor dúvida de que este livro, além de servir como um meio auxiliar na solução de problemas, tanto espirituais quanto materiais das pessoas combalidas pelas agruras próprias da vida de encarnado, servirá também como um marco na profícua passagem do Autor pela presidência da Casa Racionalista de Santos, que completou vinte anos no dia 13 de janeiro de 2000, e, assim, fará parte dos anais da Filial Berço do Racionalismo Cristão.

Haroldo Ribeiro Reis