.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

ELA TEM MUITO MEDO DE ESPÍRITO – Maria de Oliveira

REFLEXO - Minha assistida não queria vir aqui. Ela tem muito medo de espírito, mas agora está vendo que não é nada disso, aqui não tem nada de anormal, pelo contrário muita disciplina. Ela pensa se vai voltar.

DOUTRINAÇÃO - Ela não deve ter medo de espíritos, porque nós somos espíritos encarnados; então não podemos ter medo de nós mesmos.

Se a criatura olhar no espelho, verá sua própria imagem. O espírito existe e predomina sobre a matéria, envolvendo-a, irradiando-a. Ele forma essa matéria desde o ventre materno, dando esboço a essa máquina humana que é o corpo, para poder navegar no mar tempestuoso da vida terrena, por aproximadamente 80 ou 90 anos, e para poder ter, essa máquina, assistência predominante desse espírito, para então sentir as vibrações que vêm de fora, que muitas vezes envolvem as criaturas, através da sua sensibilidade e possa compreender que sem o espírito o corpo não fica de pé, porque é a ação dele que comanda o corpo através de cordões fluídicos; portanto, ela que não tenha medo de espírito.

A criatura deve ter disciplina, e nada pedir aos espíritos. Ela deve ter consciência de que tudo depende dela mesma, raciocinando com cautela, moderação e justiça, não desejando aos outros aquilo que não deseja a si própria, e, assim, passa a viver uma vida equilibrada através de uma disciplina rígida, vencendo os obstáculos que a vida oferece, porque a vida é importante para todos os componentes do planeta Terra.

O que seria do planeta se não existisse a nossa presença? Seria um mundo caótico, sem ação; mas estamos aqui com mais de seis bilhões de seres humanos, nessa massa heterogênea, onde vivemos cotidianamente para aprender com as demais criaturas.

Tudo isso ensina a Doutrina Racionalista Cristã. A tua assistida que não tenha medo, mas que volte aqui para se espiritualizar e para saber que ela é um composto de Força e Matéria. A Força é o elemento inteligente, a Matéria é o que se transforma, nasce, cresce, viça com a irradiação dessa mesma Força, e depois fenece.

REFLEXO - A minha intuída está freqüentando esta Casa e está estudando a obra básica para aprender a ser feliz.

DOUTRINAÇÃO - Não existe nenhum segredo. É uma obra de duzentas e poucas páginas, que envolve o conhecimento da vida humana no planeta Terra, e feliz da criatura que faz dela livro de cabeceira, estudando e pesquisando nas suas entrelinhas as respostas para todos os problemas da vida.

REFLEXO - Só agora estou compreendendo por que ninguém me dava atenção.

DOUTRINAÇÃO - Porque és um espírito desencarnado. É como o vento, o frio, o calor, sentimos, mas não vemos. Ninguém vê o frio, o calor, o ar que respiramos, só sentimos esse ar através da nossa pele. Assim, também, é o espírito. Uma vez desencarnado, torna-se invisível, mas existe e subsiste a qualquer transformação e não há cataclismo que possa destruí-lo. Pode haver uma explosão de bomba atômica ou de hidrogênio que o espírito jamais será destruído, porque ele é partícula da Inteligência Universal em evolução.

É isso que estava acontecendo contigo nessa invisibilidade. Não podias ser atendida pelo encarnado, a não ser pelo médium vidente. É o que acontece com um grande número deles que ficam falando pelas ruas, e existem vários deles, que são médiuns desenvolvidos no manicômio.

Não havendo a disciplina espiritual, ficam vendo os espíritos formar imagens horrendas, muitas vezes para os encarnados se perturbarem, falando sozinhos pelas ruas. As criaturas desconhecem esse fenômeno natural, que é a ação do espírito sobre a matéria, que irradia pensamentos de dúvida e medo ao encarnado.

O dia em que a humanidade adquirir os conhecimentos das leis espirituais não mais haverá espíritos conturbados, como existem em grande escala, atualmente, na atmosfera da Terra, infelizmente.

A Doutrina Racionalista Cristã veio do espaço belo e luminoso para aqui explanar a ciência da vida, ensinar à criatura que ela é o que pensa e o que quer ser. É isso que estás presenciando, como espírito invisível, falando por intermédio do médium disciplinado, para poder externar teus sentimentos. Parte com a nossa irradiação amiga.

REFLEXO - Ela agora está podendo compreender como são importantes os conhecimentos da vida, pois na sua ignorância praticava muitos erros, mas freqüentando esta Casa será uma felicidade para ela.

DOUTRINAÇÃO - Aí está a grandiosidade da Doutrina Racionalista Cristã e, também, da vontade do ser humano. Não existindo essa vontade, de nada adiantaria ficarmos aqui na cabeceira da mesa, falando às segundas, quartas e sextas-feiras: era o mesmo que falarmos com as paredes. Mas falamos aos seres pensantes, os que têm raciocínio, que chegando a uma Casa Racionalista Cristã, observando de perto seus ensinamentos, e procurando estudá-los e colocá-los em prática, sentirão quanto tempo perderam em viver na obscuridade das leis espirituais. Então, passam a entender que tudo depende da força de vontade e do estudo para o aprimoramento espiritual e material.

Meus amigos, o saber não ocupa lugar, ele enriquece o espírito na trajetória luminosa que está fazendo para a perfeição espiritual. Quanto mais a criatura estudar, mais fácil será a sua compreensão dos porquês da vida. É por isso que o Centro Redentor edita livros e eles são expostos ao preço do papel e da impressão, para facilitar o nosso aprendizado.

Sempre somos aprendizes, e quanto mais conhecimento tem o ser humano no planeta Terra melhor ele chega à compreensão de que é sempre um aluno perante a incomensurabilidade do envolvimento espiritual.

Afirmamos sempre que estamos num planeta muito atrasado que nem luz própria tem, e que quanto mais conhecimento espiritual e cultural tiver a criatura, mais evoluída ela é, mais penetração tem no hemisfério da Inteligência Universal.

Há diversidade de inteligência no planeta Terra; uns espíritos são mais evoluídos, outros menos. Isso tudo vem favorecer nosso estudo, porque se tivéssemos os mesmos conhecimentos, nada poderíamos aprender. Aprendemos diariamente porque convivemos com criaturas mais evoluídas, inteligentes e capazes de raciocinarem com liberdade, de acordo com o seu grau de espiritualidade.

Hoje ela reconhece que, pela ignorância, cometeu muitas falhas. Aí está a grandeza do espírito quando sabe reconhecer as falhas que cometeu involuntariamente, porque todos nós as cometemos. É preciso que tenhamos consciência para não cometê-las propositadamente, porque elas têm maior intensidade.

O espírito tem que burilar essas falhas cometidas voluntariamente; as involuntárias acontecem com qualquer criatura, mas as voluntárias têm uma medida e um peso diferentes.

Há criatura que, ao deixar de raciocinar e de prestar atenção aos seus pensamentos, falhando propositadamente, comete erros graves que lesam a espiritualidade.

Ela estudando a Doutrina Racionalista Cristã será mais feliz, porque saberá usar as faculdades inerentes ao espírito, para passar pela existência de uma encarnação não sendo peso morto no meio da sociedade.

REFLEXO - Ele é um paraplégico, e no seu lar está lendo o livro Racionalismo Cristão. Neste momento auxiliou-me, e para aqui fui transportado.

DOUTRINAÇÃO - Quanto mais evolução alcançar, menos sofrimentos terá na vida espiritual e na material, porque tudo depende do sacrifício de cada um. Estudando o livro Racionalismo Cristão, ele aos poucos, irá se aprimorar, e quem sabe, em outra encarnação terá mais felicidade em outro corpo matéria.

REFLEXO - A minha intuída veio hoje a esta Casa para aprender o que seja a vida real.

DOUTRINAÇÃO - Pois ela que continue vindo às segundas, quartas e sextas-feiras e, se houver qualquer dúvida, temos o horário de atendimento, das 13 às 14 horas, porque quem pergunta quer saber. Temos também a palestra que se realiza no último domingo de cada mês às 15h30. Ela que venha para sanar suas dúvidas, porque quem não pergunta não quer saber.

REFLEXO - Quando ela aqui chegou veio com a intuição de pedir, mas ouvindo todas essas explanações, percebeu que está completamente enganada.

DOUTRINAÇÃO - Ela compreendeu logo de imediato que seria um absurdo construir uma Casa Racionalista Cristã para explanar esses conhecimentos e ensinar a criatura a pedir. Seria um contra-senso e ir contra as leis da natureza, que são sábias e imutáveis. Portanto, cada um recebe aquilo que merece ou a que faz jus. Quem semeia vento colhe tempestade. Se ela jogar uma pedra para cima, pela lei da gravidade, ela terá que sair de baixo, porque a pedra retornará ao mesmo lugar. É assim que tem que ser o viver inteligente de cada ser humano no planeta Terra: “não as faças que as pagas”, “conforme pensares, assim serás”.

A Doutrina veio à Terra para desmistificar, porque existem oito mil e tantas religiões que entorpecem o espírito encarnado. Já no berço o ser humano recebe um bombardeio de idéias de proteção, de peditório, que Deus vai ajudar, que Nossa Senhora Aparecida vai abençoar, etc. Mas, quando cresce ele percebe que a Verdade é bem diferente e vai compreender que está de frente com uma luta constante do bem contra o mal. A criatura começa a procurar e a agarrar-se às crendices, mas não existe nada disso, existe ela mesma, e ela tem que aprender as lições da vida através do pensamento, da vontade, da maneira de pensar, de agir e de conviver entre as demais criaturas, sabendo ouvir e calar com inteligência e raciocínio, para, então, espancar as trevas da ignorância que envolvem cada um de nós.

Quantas criaturas já realizaram esses grandes feitos depois que adentraram nas Casas Racionalistas Cristãs! Foram criadas nos berços das religiões, mas, depois de sofrerem, seus espíritos sacudiram as arestas contundentes das mazelas prejudiciais do psiquismo venenoso e aprenderam a usar a vontade e o raciocínio, entendendo que tudo depende de si próprias e que não precisam pedir nada aos supostos deuses e santos milagrosos, porque nada disso existe. É saber ter convicção, colocar os pés na Terra e viver com inteligência, erguer a cabeça e sentir a grandeza no seu semelhante; aprender com outras criaturas coisas que não sabe. Aí está a arte de viver e é isso que ensina a Doutrina Racionalista Cristã, que franqueia suas Casas, abrindo as portas às segundas, quartas e sextas-feiras a todos os seres humanos.

Aqui não perguntamos a ninguém qual a religião, credo ou raça; isso não nos interessa. O que importa é que estamos entre seres racionais e, através desses seres, trocamos idéias e propomos as nossas.

A criatura que analise se existe verdade e coerência naquilo que se diz numa Casa Racionalista Cristã. Ela que se predisponha a andar de cabeça erguida, para dar passos com firmeza, confiando primeiramente em si, para depois estender essa confiança às demais criaturas.

ASTRAL SUPERIOR
MARIA DE OLIVEIRA

O Racionalismo Cristão trabalha no desempenho das suas atividades alertando o ser humano para que se esclareça e aprenda a viver com lealdade e dentro da realidade. Não são poucas as palavras que ouvem em todas as Casas Racionalistas Cristãs.

Trabalhamos ardentemente para que o ser humano aprenda a não sofrer tanto, e a suportar as vicissitudes da vida sem esmorecer.

As leituras dos livros são maravilhosas e necessárias, mas não basta desfolhar os livros, é preciso lê-los com atenção e aprender, raciocinando mais e falando menos. É isso que está faltando no mundo Terra.

O espírito não veio ao mundo para passar o tempo em vão, veio para trabalhar, lutar, para se esforçar em qualquer trabalho, desde o nível mais baixo ao mais alto, todos têm o seu valor quando bem desempenhado, quando trabalhado com honestidade. É a vida que nos ensina assim. Nós aprendemos, quando passamos por este mundo, e não deixamos escapar esses ensinamentos, sem apreciá-los como eles o devem ser. Aprendemos, sim! Quando deixei o corpo físico, tinha certeza de que já tinha cumprido o meu dever, queria trabalhar no Plano Astral. A tarefa foi dura, foi difícil, mas nunca esmoreci na vida.

Por isso, eu os doutrino, principalmente as mães que precisam de um alerta constante para educar os filhos e dar-lhes a compreensão necessária para que possam, através dos seus atos e das suas orientações, aprender desde a infância a se comportar, como obedecer a seus genitores, para serem homens de valor, porque a Pátria necessita de homens de valor. Homens que sejam capazes de contribuir com essa parcela de sofrimento para melhorar o mundo Terra. Seja neste país, nesta nação em que é ministrado o Racionalismo Cristão, ou não, ninguém poderá se acovardar, quando se diz ser um racionalista cristão. Não é, afinal, com os prazeres, com os gozos que o espírito se espiritualiza, mas, sim, com trabalho intenso, fazendo o melhor, para que tudo possa dar certo, para que tudo se converta e seja colocado no seu devido lugar.

Assim lhes falo porque fui uma sofredora, mas foi compensador. Quando atingi meu mundo de luz, esse trabalho foi compensado ao meu espírito. Jamais me acovardei diante de uma época tão difícil de suportar, porque lutei muito. Tudo é melhor e mais fácil se houver realidade, lucidez e lealdade.