.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

NÃO SOMOS PERFEITOS – Luiz Alves Thomaz

REFLEXO - Ela é assídua freqüentadora desta Casa. A pessoa que atende o público precisa estar sempre com o semblante alegre, com muita calma, para poder atender as pessoas e desculpar as ofensas recebidas. Ela, como professora, tem que ter muita responsabilidade e dar sempre uma boa resposta para o adolescente.

DOUTRINAÇÃO - É um belo pensamento, porque não somos perfeitos. Na Terra não há seres perfeitos, todos nós temos defeitos e, às vezes, há momentos na vida em que deixamos de receber bem, mas são momentos. O espírito esclarecido, que conhece a vida espiritual, sabe que tudo vem de fora e que as rajadas fluídicas são pesadíssimas e produzem efeitos espontâneos e momentâneos no ser humano. Incontinenti, ele usa o raciocínio e, se constata que ofendeu alguém, retrata-se e pede desculpa, porque pedir desculpa não é humilhante.

A criatura, às vezes, comete falhas involuntariamente. O mal do ser humano é cometer falhas propositais; é quando entra o egoísmo, a prepotência, a vaidade, a mania de grandeza.

Como professora, tem o dever de transmitir conhecimentos, através do ensino, com o objetivo de preparar jovens para o futuro. E, para isso, terá que ter muita renúncia. Às vezes, somos ofendidos, atacados e guerreados, mas a renúncia é uma ponderação do espírito. Ela que analise o que acabou de ouvir, friamente. Sem se desesperar, coloque o raciocínio em ação, eleve os pensamentos aos Mundos Superiores e imediatamente estará em condições normais para dialogar com quem de direito. Assim é a vida de cada ser humano na Terra.

Imperando essas grandes realidades, não haveria tanta discórdia no planeta Terra. Haveria mais compreensão, mais respeito entre as demais criaturas, entre os governantes e governados. Portanto, a tua assistida está de parabéns. Seja calma! Porque calma e cautela são como caldo de galinha, que não faz mal a ninguém. Quanto mais cautela tem a criatura, melhor condição terá para raciocinar, quanto mais raciocinar, menos erros irá cometer.

REFLEXO - Meu intuído, através desta Doutrina, está aprendendo e se esclarecendo sobre a vida espiritual. Está estudando as obras com bastante força de vontade para ser um militante da Doutrina.

DOUTRINAÇÃO - Faça isso; nada é impossível, porque o gênero humano já mostrou com a evidência dos fatos que nada é impossível. Servir à Doutrina Racionalista Cristã é fácil. Depende da vontade da criatura, não há segredo porque é uma Doutrina franca, leal e sincera, fala com objetividade e, através dessa objetividade, o espírito encarnado vai analisando os fenômenos que existem, devendo estudar e analisar esses fenômenos com a razão de ser.

Tudo vem de fora. Recebemos pensamentos bons, mas também recebemos pensamentos maus. É preciso analisar se os pensamentos que recebemos são admissíveis ou não. A criatura é um aparelho receptor que atrai ou repele. No exercício da espiritualidade, é preciso que ela venha aprimorar a evolução espiritual justamente naquela parte que frisava Jesus Cristo: “não as faças que as pagas”, “conforme pensares, assim serás”.

Esses ensinamentos são explanados pela Doutrina Racionalista Cristã, que é a doutrina de Jesus Cristo, ensinando às criaturas não desejarem aos outros o que não desejariam a si próprias. Neste viver disciplinado, digno e altruísta encontrarão sempre abnegação a seu favor e a favor do seu semelhante.


REFLEXO - A minha assistida analisa que a espiritualidade é uma oferta de amor construtiva. E que só pode fazer o bem aquele que é bafejado por esta Luz espiritual.

DOUTRINAÇÃO - Todos somos irradiados por essa Luz espiritual, porque somos da mesma fonte de origem. Por isso é que se diz que não há seres privilegiados; há seres em evolução.

A Doutrina Racionalista Cristã veio à Terra para acabar com esse misticismo de proteção e protegidos. Nada disso existe. Quem se protege é a própria criatura quando age com dignidade. Quem dá, recebe; é uma troca recíproca na espiritualidade. Quem dá amor, recebe amor, porque produz efeitos astrais com pensamentos de amor aos semelhantes, com o respeito pelo próximo e, quem respeita é respeitado. Quem não respeita, não pode exigir respeito.

Os pais que não dão exemplos aos filhos não podem exigir exemplos deles. Sendo os pais virtuosos, exemplares, exigem respeito, porque é recíproco; quem dá, recebe.

A Doutrina Racionalista Cristã ensina tudo isso com clareza e objetividade. As criaturas que irradiam todos os dias às sete horas e às vinte horas fazem intercâmbio com as Forças Superiores e os seus viveres estão sempre preparados. Sabem ver as qualidades dos seus semelhantes e compreendem as falhas que podem ocorrer entre as criaturas; e estas acontecem, porque vivemos no meio de uma massa heterogênea, onde tudo pode acontecer.

O importante é como vamos encarar os acontecimentos. Se os encaramos com conhecimento de causa, os fatos são bem diferentes. Não tendo conhecimento de causa, tudo se complica, perturba-se o ambiente, tornando-o indesejável.

A espiritualidade vem solucionar tudo isso, como se referiu o teu assistido: se o amor espiritual envolve as criaturas, todos são igualmente envolvidos. Cada um tem aquilo que merece. Se a criatura não pensa bem, quem poderá ajudá-la? Ela tendo o seu livre-arbítrio, e não querendo agir para o bem, fica entregue ao mal, que produz esse mesmo mal e não há outra saída, porque dentro das leis de causa e efeito não há seres privilegiados; essas leis são extensivas a todos.


REFLEXO - Como é bom estar neste ambiente saudável! Para mim, era desconhecido.

DOUTRINAÇÃO - Como espírito liberto da matéria, estás aqui de passagem, porque a Terra, meu amigo, não é ambiente para o espírito desencarnado e, sim, para os encarnados. Fazendo uso do corpo físico que é uma máquina, poderá se locomover neste  meio, que é uma massa heterogênea, produzir seus feitos pelo trabalho cotidiano e participar da vida.

Mas, no teu caso, ao desencarnar, deverias partir para o teu mundo espiritual e, pela falta do conhecimento das leis da vida, espiritualmente falando, ficaste aqui envolvido, pensando que ainda tinhas o teu corpo físico. Na realidade, teu corpo já não existe mais. Estás falando através de um corpo que não é o teu. Parte, pois!


REFLEXO - Ele esteve nesta Casa no horário das 13 às 14 horas, porque estava muito doente, e aqui recebeu esclarecimentos que o fortificaram e sentiu-se bem melhor. Quando chegou estava cambaleando, quando saiu sentiu-se firme, percebendo a transformação que se operou nele próprio.

DOUTRINAÇÃO - Quando a criatura comparece ao atendimento das 13 às 14 horas, que é feito às segundas, quartas e sextas-feiras, para fazer perguntas sobre a vida espiritual e material, ela se encontra sob a orientação do Astral Superior e esse fato ocorre quando há sinceridade da criatura. Mas quando chega aqui sem convicção e sinceridade, vem aqui por acaso, com pensamento de brincadeira, então nada aprende.

Contudo, quando vem acossada pela dor e com sinceridade espiritual, ela é atendida astralmente. Aqui sempre há uma pessoa encarnada para dialogar porque, é claro, a pessoa sem o corpo físico não pode usar a palavra articulada.

A maneira de se comunicar com os espíritos superiores é o pensamento. Nos mundos superiores não há palavras articuladas, existem afinidades espirituais que se comunicam sem o uso da palavra articulada. A palavra é própria de mundos-escola, como é o nosso planeta. Temos um aparelho que é o corpo físico para pronunciarmos as palavras, e seguindo a orientação do nosso raciocínio e os pensamentos de orientação superior, estas afluem, limpando o visitante psiquicamente, deixando-o no seu equilíbrio espiritual. Ele entrou cambaleando nesta Casa, e uma vez equilibrado espiritual e emocionalmente, levanta-se e sai com firmeza porta a fora. Tudo isso dependerá do seu procedimento, porque a vida é uma seqüência de lutas. Cada dia tem uma luta para ser desenvolvida por todos os seres humanos, não existe ninguém que não tenha lutas, todos temos a luta cotidiana.


Feliz da criatura que está preparada, em condições e posição de sentido, para enfrentar os vendavais que a vida oferece, porque só assim ela será uma vencedora. O espírito não encarna para ser um vencido, um fraco ou um desanimado: encarna para fazer uso dessa máquina humana que é o corpo e usufruir o meio em que está vivendo, para aprender no seu cotidiano a vencer as etapas da vida.

As barreiras que a vida oferece, as alegrias, as tristezas, tudo isso acontece ao encarnado. Aprendendo a raciocinar com clareza e com liberdade de pensamento, vai aprendendo com as lições da vida, vai fazendo perguntas, e só pergunta quem quer saber. Por isso, nossas palestras têm uma parte com esse título Quem pergunta quer saber.

Dizia o escritor Marden em sua obra O crime do silêncio: “a criatura que mantém o silêncio está, muitas vezes, cometendo um crime, porque ela não tem condições de raciocínio normal para solucionar um problema que está acontecendo”.

Falando com um amigo, expondo com sinceridade o que está acontecendo, ele poderá receber uma orientação amiga e, nestes momentos, as Forças do Bem se entrelaçam, em intercâmbio com o encarnado, dando orientações precisas. É isso que ocorre no atendimento das 13 às 14 horas.

ASTRAL SUPERIOR
LUIZ ALVES THOMAZ

A evolução se faz sentir pela humanidade, pelos seus pensamentos, pelos procedimentos, pelo trabalho digno que vem realizando constantemente, pois nada estaciona, tudo evolui. O ser humano precisa se conscientizar de que a Verdade está para todos. A Doutrina é uma escola que ensina às criaturas como viver, como se desprender, num momento como este, das coisas materiais.

Nas Casas Racionalistas Cristãs as criaturas vêm em busca de uma palavra amiga, de um conselho para esclarecer o seu espírito. É sempre através das lutas constantes que se realiza tudo o que se tem a realizar.

O ser humano precisa conscientizar-se, esclarecer-se, e dar ao espírito, a cada ano que passa, mais estabilidade de esclarecimentos. Que felicidade ver a Doutrina usufruir as irradiações que são proferidas por criaturas que vêm aprender a se livrar das intempéries da vida, para evitar certos acontecimentos e viver melhor. É uma felicidade para as Forças Superiores que realizam estes trabalhos a cada ano que passa, esperando que criaturas de boa vontade se enfileirem no Racionalismo Cristão.

Muitos se acham impossibilitados, mas ao entrarem numa Casa Racionalista Cristã tomam-se criaturas esclarecidas, desprendidas, sabendo dividir as coisas materiais das espirituais, sempre vivendo paralelamente. O espírito precisa saber de onde veio, o que está fazendo neste mundo e para onde vai.

Os livros da Doutrina Racionalista Cristã têm todas as orientações necessárias para desvendarem quaisquer dúvidas. Cada um faz por si próprio, cada um se esclarece, cada um deve levar a sua vida constantemente equilibrada.

Tudo isso é uma felicidade para aqueles que estão a postos numa tribuna como esta.

Todas as Casas Racionalistas Cristãs realizam os mesmos trabalhos, há o mesmo afeto e as mesmas irradiações, nada é modificado, pois quem dirige a Doutrina Racionalista Cristã não são os homens, mas sim as Forças Superiores, que são atraídas através de pensamentos fortes, pensamentos altruístas, dos que vêm trabalhando com todo amor e com toda dedicação. Sem medir esforços, sem sacrifício algum, procuram estar a postos, sempre nos horários determinados para enfrentar novas etapas.

Vai-se iniciando um novo ano; esperamos que ele seja superior, é o que desejamos para a humanidade. Mais uma vez desejo felicidades no término do ano e para o vindouro.


Poderá gostar de conhecer: