REFLEXO - Meu assistido encontra-se nesta Casa. Está ávido de saber e conhecer esta Doutrina. Está-se sentindo muito bem.
DOUTRINAÇÃO - A Doutrina Racionalista Cristã ensina ao ser encarnado os princípios racionais da vida. As criaturas vindo a estas Casas e assistindo às sessões que são realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, aos poucos vão sendo buriladas pelas Forças Superiores que espargem seus fluidos superiores, limpando-as psiquicamente.
E, uma vez limpas psiquicamente, tornam-se libertas de preconceitos religiosos e sociais, procuram dar valor a si mesmas, sentirem as asperezas da vida, observando todos os ângulos de suas próprias existências e não se confundirem com os apregoados milagres e proteções. E assim, vai compreendendo aos poucos que, na realidade o que existe é a transformação da matéria e a evolução da Força.
Quando o espírito compreender esta realidade, libertar-se-á dessas peias místicas, que são oriundas da infância, para, então, dar trato ao raciocínio.
Raciocinando através do seu livre-arbítrio, o indivíduo começa a navegar no planeta Terra, de posse desse físico, com seriedade e respeito a si e às demais criaturas. Só assim a vida terá outro sabor; é isso que ensina o Racionalismo Cristão.
REFLEXO - As criaturas só aprendem através do sofrimento. O que está acontecendo é que ela já freqüentou esta Casa, mas não levou a sério os ensinamentos que aqui recebeu. O sofrimento voltou, e ela volta com mais cuidado para não acontecer o mesmo outra vez.
DOUTRINAÇÃO - É uma demonstração de que o sofrimento, na sua maior parte, ou melhor dizendo, na sua totalidade, é oriundo da falta de raciocínio. Ela aqui esteve acossada pelo sofrimento, com a freqüência sentiu-se melhor E ficou livre desse sofrimento. Pelo descuido com seus próprios pensamentos, pelo desprezo a si mesma, está sentindo novamente os mesmos sofrimentos.
Está provado cientificamente que nada acontece por acaso; para tudo há uma explicação racional. A Doutrina veio à Terra para ensinar o ser humano a viver através de um raciocínio claro E objetivo, estudar as razões da vida e o porquê de as criaturas estarem neste planeta.
Não estamos aqui, de posse de um corpo físico, por acaso. Existe uma razão para nossa estada. E esta razão é justamente a evolução do espírito. E, para evoluir, o espírito precisa de método, ordem e disciplina nas duas vidas, a material e a espiritual.
Viver sem disciplina é um desrespeito da criatura a si mesma, e o espírito não encarna para perder tempo ou estar aqui a pedir proteção de “A” ou de “B”. O espírito encarna para fazer uso das faculdades inerentes ao seu progresso. Através de um raciocínio claro e objetivo passa a entender a mecânica dessa vida. É isso que informa o Racionalismo Cristão na obra básica intitulada Racionalismo Cristão e nas demais como A felicidade existe, A morte não interrompe a vida, Ao encontro de uma nova era, Vibrações da Inteligência Universal e assim sucessivamente. Quanto mais a criatura estudar, mais fácil será o seu discernimento sobre a vida fora da matéria.
REFLEXO - Meu intuído se julga feliz. Aqui aprendeu algo que desconhecia: que cada um tem livre-arbítrio que deve ser posto em ação.
DOUTRINAÇÃO - Cada um é cada um. Nós somos um composto de Força e Matéria. O espírito é constituído de três corpos: o mental, o corpo astral, e o corpo físico, este de matéria composta pertencente ao degredo Terra.
Estamos fazendo nosso curso de escolaridade. Afirmamos através desta tribuna e desses ensinamentos que não existe proteção, e nem protegido. Existem seres em evolução. Quando a criatura compreende que tudo depende da vontade e da ação do pensamento, ela começa a dar mais valor a si própria, a ter mais cuidado com ela mesma, a saber que pensar é atrair, e que é através do pensamento que ela é feliz, mas é pelo pensamento que pode se tornar infeliz.
O espírito veio a este mundo para usufruir desta encarnação, fazendo um curso de aperfeiçoamento, tanto da vida material como da vida espiritual, e viver as duas vidas paralelamente, sem misturar uma com a outra, raciocinando com ponderação, moderação e justiça, compreender que estamos vivendo no meio de uma massa heterogênea, onde existem 17 classes de espíritos. Cada um tem uma maneira de pensar e de agir nessa vivência cotidiana e, através da renúncia, do raciocínio, da ponderação e da moderação, vamos aprendendo nesta escola que se chama planeta Terra.
REFLEXO - A minha intuída vivia sempre nervosa, mas conhecendo esta Doutrina, adquiriu os livros A vida fora da matéria e Racionalismo Cristão. Está aprendendo a viver.
DOUTRINAÇÃO - Ela chegou à compreensão de que o nervosismo nada de bom produz no ser humano, pelo contrário, atrapalha o seu progresso, tornando-o indesejável, e nós não viemos a este meio social para sermos indesejáveis. Estamos no meio dessa massa heterogênea para usufruir o máximo de nossa estada.
Aprendemos mais com a cautela, a serenidade, a ponderação e a justiça. A criatura, quando se deixa levar pelo nervosismo, descontrola-se, age sem razão e, às vezes, prejudica-se e sente vergonha de ter agido dessa maneira. É preferível pensar, raciocinar para tomar uma decisão na vida. Somos mais felizes quando usamos as faculdades inerentes ao nosso espírito para usufruir nossa estada.
Como ela é estudiosa, vai evoluir para o Progresso espiritual. Esta Doutrina ensina às criaturas em doses homeopáticas e, aos poucos, vão aprendendo a usar o raciocínio, a ponderação e a observar aquilo que sabem. Ela já está estudando o livro A vida fora da matéria para poder analisar, através das imagens, o que se passa ao seu redor, com pensamentos dignos e elevados, com sentimentos de altruísmo e abnegação e com o respeito à assistência espiritual.
O que nos envolve é uma assistência positiva e aí está a irradiação do bem em harmonia com o ser encarnado. Estando nervosa, ela irradia pensamentos indignos de revolta, de ciúme, de prepotência. Essa ignorância da vida espiritual é que atrasa o nosso progresso.
É claro que ao redor dela existem bolas pretas formadas por espíritos inferiores a envolvê-la, conturbando o seu viver e tornando-a uma pessoa indesejável. Quando conhecer esta Verdade cristalina, ela terá mais cuidado com os seus pensamentos e procurará, através da renúncia, desculpar as falhas dos seus semelhantes.
Atingindo esses conhecimentos com seriedade e respeito, o espírito ganha no seu acervo espiritual um grau mais evolutivo, e quanto mais raciocinar, maior será sua penetração nos problemas da vida terrena.
Os livros Racionalismo Cristão e A vida fora da matéria são duas obras que se completam. Por isso é que recomendamos: estudem para atingirem os porquês da vida espiritual.
REFLEXO - A minha assistida é jovem e está de férias. Está assistindo às sessões e trouxe as colegas, que estão gostando muito.
DOUTRINAÇÃO - Os exemplos falam mais do que as palavras. É isto que afirmam os ensinamentos de Jesus Cristo: “serás o que pensares” e “só a Verdade vos libertará” e, nesta tecla, a Doutrina Racionalista Cristã bate sempre, desde 1910, porque somos o que pensamos e nossos atos se refletem no meio social. E esta jovem, através da freqüência, demonstrou bons exemplos, com seus atos e atitudes para com as suas colegas.
Bom seria se todos os seres humanos agissem dessa maneira. O mundo não seria perverso, seria mais afável para a sociedade que nele está vivendo. Somos os responsáveis por todas as tragédias que envolvem o planeta Terra.
Através dos meios de comunicação, pela televisão ou rádio, observamos uma notícia muito triste, de uma mãe que entregou o veículo ao seu filho de onze anos de idade. Esse garoto atropelou uma pessoa, tirando sua vida física e machucou uma criança. Tudo isso é crime que lesa a espiritualidade, porque essa mãe, sem o conhecimento da vida espiritual, fez a vontade do filho, mas ao mesmo tempo é uma mãe criminosa, porque ao entregar o veículo a uma criança cometeu um crime de falta de responsabilidade. A tudo isso está sujeito o ser, quando não sabe respeitar seu semelhante.
Tenhamos cuidado com nossos pensamentos e com nossas atitudes.
Essa jovem está de parabéns por vir a esta Casa assimilar esses ensinamentos, pelos conhecimentos e pelo comportamento lá fora, porque o comportamento reflete o estado espiritual de cada um.
REFLEXO - Ela chegou a esta Casa desconfiada, mas agora está vendo que não é nada do que pensava.
DOUTRINAÇÃO - Ela estava pensando que havia baderna e tambores para a prática do baixo espiritismo, mas está completamente enganada. A Doutrina ensina a parte espiritual, e esta só será desenvolvida através de método, disciplina, estudo, boa vontade e discernimento de cada ser humano, porque espíritos todos somos, quer sejam encarnados ou desencarnados.
Para viver e praticar a parte espiritual é preciso que tenhamos consciência do que seja essa vida espiritual, tendo o tempo ocupado com os afazeres materiais; assim não seremos envolvidos, misturando uma coisa com outra.
A Doutrina Racionalista Cristã é ciência pura, filosofia da vida e é claro que tua assistida, vindo pela primeira vez, esperava uma coisa, mas está percebendo outra completamente diferente.
Ela que venha mais vezes. As portas desta Casa abrem-se três vezes por semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras, para a prática da Limpeza Psíquica e, nesses dias, temos também o atendimento das 13 às 14 horas. Quando tiverem dúvidas, procurem as Casas Racionalistas Cristãs. Com seriedade, exponham seus problemas e, através da seriedade e da exposição dos problemas, é que estes serão solucionados. Ela terá assistência espiritual, isto sim, é racional e humano para quem raciocina.
ASTRAL SUPERIOR
MARIA THOMAZIA
A vida é sempre trabalhosa, seja no âmbito espiritual ou no material. O trabalho está em toda parte, está no Universo, está em todo o mundo e faz-se necessário para o progresso, tanto da matéria quanto do espírito. Nas Escolas Racionalistas Cristãs, as criaturas vêm instruir-se sobre a vida espiritual, vêm aprender a viver e aprendendo a viver de um modo certo e seguro, para não haver resvalo para o erro e para o fracasso.
Querer é poder. A força de vontade reside em cada um, porque faz parte dos atributos espirituais. O pensamento, o livre-arbítrio, a força de vontade, o raciocínio são atributos que o espírito possui e com essas ferramentas facilitará a sua trajetória.
O Racionalismo Cristão faz um alerta para todos aqueles que o procuram: para aprender é preciso esforço e estudo. Oferecemos as nossas obras; elas são simples para qualquer inteligência as assimilar. É preciso ter cuidado, não usar a maledicência contra o seu semelhante, não ter inveja, ódio e rancor de ninguém.
É preciso estar sempre com a corrente do bem para haver paz e harmonia no plano físico, para poderem trabalhar tranqüilos na vida material. Pensar sempre no bem para atraí-lo, porque atraindo o bem sempre haverá felicidade.
A felicidade é algo que todos procuram obter, mas não sabem onde encontrá-la e ela está bem próxima de todos. Procurem reconhecer que, sem esforço, não poderão vencer na vida. Tudo na vida requer esforço próprio. Não esperem milagres, porque milagres não existem. Caminhem sempre e sempre pela estrada retilínea da vida, deixando para trás aqueles que não querem acompanhar a evolução. Procurem dar exemplos aos seus filhos, aos seus familiares e, se não quiserem acompanhá-los a uma Casa Racionalista Cristã, não tem importância, porque a natureza não dá salto e, mais dia, menos dia, terão o seu ponto de partida. Poderá demorar, mas esse dia chegará.
Os pais devem dar bons exemplos aos filhos, dizerem não às vontadinhas, pois mimá-los demais é estragá-los. Façam dessas criaturas homens a mulheres de verdade. Pensem que estão preparando esses espíritos para a continuidade do ser humano, e essa continuidade será sempre valiosa para aqueles que sabem receber uma educação e sabem transmiti-la.
Tragam sempre o amor em seus pensamentos, em seus espíritos, transmitindo-o, assim, aos que os rodeiam, para que estes o transmitam aos que virão ao seio da família. Assim agindo, formarão uma corrente forte e valorosa, levando todos a evoluírem. Procurem fortificar os seus espíritos através das irradiações, sempre nas horas certas, mas, se isso não for possível, não deixem, de qualquer forma, de fazer a sua limpeza psíquica.