.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME – Maria de Oliveira

REFLEXO - Ele foi prejudicado no seu serviço. Houve uma dúvida e ele não pôde esclarecer, e por isso está sendo prejudicado. Mas está firme, sempre com o pensamento elevado, que a verdade tem que aparecer. Só assim ele será inocentado, para a felicidade dele e de todos também.

DOUTRINAÇÃO - O que estavas fazendo lá?

REFLEXO - Eu não estava prejudicando nada.

DOUTRINAÇÃO - Estás deixando transparecer que essa confusão era tua presença. Como nada acontece por acaso, para tudo há uma explicação racional. Como espírito liberto da matéria, deverias estar no teu mundo espiritual, mas pela falta de conhecimento das leis espirituais quedaste na atmosfera da Terra, perdendo o teu tempo e prejudicando as demais criaturas.

Se o teu assistido não deve nada e a consciência dele está assim dizendo, deve se manter justamente nessa posição, pensar firmemente “quem não deve, não teme”, e a verdade irá aparecer.

Já deste o REFLEXO desta mesma Verdade, que é a tua passagem por estas correntes fluídicas. Parte com as nossas irradiações.

REFLEXO - Agora estou analisando que nada podia fazer pelos meus semelhantes. Não fiz nada por mim mesmo.

DOUTRINAÇÃO - É uma tristeza quando o espírito observa isso depois de deixar a matéria, quando está envolto numa corrente luminosa como esta. Então, irás constatar que, como tu, existem milhares e milhares de criaturas que passaram pela vida em múltiplas reencarnações, dando trato à matéria, vivendo para a matéria, não percebendo nada além dessa matéria. Tudo isso é uma cegueira proposital da criatura porque, quando encarnado, o espírito vem assessorado com os seus atributos para viver uma encarnação, sendo útil, eficiente em todos os ângulos da vida, quer na vida material, quer na espiritual. Ensinamentos não faltam.

Há grandes ensinamentos na Terra, produzidos por grandes filósofos que por aqui passaram.

Em 1910, a Doutrina Racionalista Cristã veio favorecer e facilitar o nosso trabalho, explicando-nos a nossa composição astral e física, como espírito e matéria que somos. E uma vez compreendendo, não há razão de passar por esta existência pensando somente na matéria, porque a matéria nada mais é que as vestes do espírito.

Neste momento, através do esclarecimento recebido do Astral Superior, atingirás o teu mundo espiritual, sem perda de tempo. Lá poderás fazer um retrospecto, não só desta encarnação, como das demais.

REFLEXO - Como é bom ser bom! É gratificante para o espírito. É o que meu intuído raciocinou neste momento, é assim que ele programa a sua vida e vem assistir a estas sessões. Ele sente-se muito bem.

DOUTRINAÇÃO - O autor dessa frase foi o santista Dr. Martins Fontes. Era dele essa frase “como é bom ser bom”. Ele não só disse essa frase, como também soube vivê-la. Em vida física, foi um exemplo de ser humano, soube compartilhar a dor do seu semelhante, soube estar presente no momento certo para aliviar a dor do ser humano. Não só do ser racional, mas também dos animais irracionais.

Dizem os que o conheceram que ele socorria um animal doente abandonado nas ruas, recolhendo-o, e quando recuperava a saúde liberava-o. São almas grandiosas como essa que vêm ao planeta Terra e demonstram às demais criaturas que ser bom é um bem para o espírito. Porque ser bom nada custa, é mais fácil a criatura ser boa, na expressão da palavra, do que ser uma criatura má.

Para sorrir movimentamos 16 nervos, para fazermos uma carranca movimentamos 62. Vamos sorrir; mesmo por economia, a criatura tem que aprender a sorrir, ter alegria na vida, entender que está no mundo Terra de passagem, fazendo o aprendizado, e não há razão para a criatura ser ruim. O mais importante é ser bom, irradiar pensamentos dignos e valorosos a todos os seres humanos, porque formará uma corrente do bem, e essa há de espancar as trevas da ignorância que produz efeitos maléficos nos seres encarnados e desencarnados.

REFLEXO - Se a minha assistida não chegasse até aqui, jamais eu viria sozinho.

DOUTRINAÇÃO - O espírito na atmosfera da Terra está impregnado de miasmas negativos. Foi o que aconteceu contigo. Não podias te orientar, é claro, mas observando a luminosidade da aura da tua assistida, acompanhaste-a até este recinto, e as Forças Superiores os separaram para dar a ti o esclarecimento.

Compreendendo que não tens mais o teu corpo físico, nada poderias realizar de útil no planeta Terra, nem a ti, nem para aqueles que estão aqui trabalhando e lutando por dias melhores; então acharam por bem coarctar o teu livre-arbítrio. Estás sendo orientado para ser encaminhado ao teu mundo espiritual e somente lá poderás analisar tua situação com a consciência já livre do degredo Terra. Perdeste tanto tempo útil na Terra de posse de um corpo físico e isso acontece com milhares e milhares de criaturas.

Aquele que deita, levanta, e não sabe sentir a vida espiritual, atrapalha o seu progresso, torna a vida enfadonha e sem significado. Claro que a criatura bem orientada aproveita as duas vidas, a material e a espiritual, trabalhando e produzindo, sendo eficiente nessas vidas.

É isso que está exarado no livro básico desta Doutrina intitulado com o mesmo nome Racionalismo Cristão. A criatura, adquirindo uma obra como esta e fazendo dela um livro de cabeceira para todos os dias, compulsando-a amiúde, estudando os capítulos minuciosamente, vai, aos poucos, assimilando o que é a vida do ser encarnado no planeta Terra, quais os seus deveres, suas responsabilidades e como deve agir para o seu progresso material e espiritual. Assim a vida terá outro sabor. Foi justamente isso que não tiveste quando encarnado. Parte com a nossa irradiação.

REFLEXO - Ela veio a esta Casa muito confusa, muito nervosa, e não sabe nem onde está.

DOUTRINAÇÃO - Por que esse nervosismo e essa confusão? Será que era a tua presença?

REFLEXO - Eu vim junto com ela para ajudá-la.

DOUTRINAÇÃO - Não há efeito sem causa. Mas ela é a culpada disso, porque a criatura só é mal assistida quando quer, como poderá ser bem assistida quando quiser. Foi o que dizia Jesus há dois mil anos atrás: “não as faças que as pagas”.

Quando a criatura pensa bem, ela tem o poder espiritual para afastar os pensamentos negativos, mas se ela pensar mal, irá atrair elementos astrais da tua categoria, os quais desconhecem a verdadeira vida, mesmo vivendo na invisibilidade. Acompanhavas a tua assistida e produzias esses efeitos nela. Porém, ela estando nesta Casa neste momento, de ti está livre. Ela que tenha mais cuidado com os seus pensamentos, porque existem milhões e milhões de espíritos na atmosfera da Terra a cruzar o espaço em todas as direções como chuva miudinha. Basta a ação dos nossos pensamentos para estarmos completamente assediados por eles.

Compete à criatura disciplinar-se através da sua vontade metodizada e com um viver correto, agindo com prudência, critério e bom senso, não desejando para os outros aquilo que não deseja para si. São práticas recomendadas pela Doutrina Racionalista Cristã.

A finalidade desta Doutrina na Terra é ensinar a criatura a viver, porque sabemos que, quando a criatura aprende a viver e a raciocinar, ela será uma criatura do bem, não desejará aos outros aquilo que não deseja a si. Estará vivendo dentro de um cristianismo sadio e elevado, dentro do conceito moral e espiritual.

REFLEXO - Ela não conseguiu entrar porque chegou um pouco atrasada. Não sei como pude entrar aqui com a porta fechada. Mas estou bem aqui.

DOUTRINAÇÃO - Ela também está-se sentindo bem lá fora, porque as correntes do Astral Superior envolvem o prédio internamente e externamente. Para as luzes não há distância, meu amigo. Tu não precisavas da porta aberta para entrar neste recinto, porque não tens mais o teu corpo matéria, tens somente o teu corpo fluídico e, com este, passaste mesmo com a porta fechada.

Agora estás sendo orientado que nada mais tens a realizar na Terra, e quem sabe a tua assistida virá na quarta-feira mais cedo, para estar aqui.

ASTRAL SUPERIOR
MARIA DE OLIVEIRA

Estes são momentos felizes em que todos aqui se encontram a ouvir a palavra da Verdade espiritual, e oxalá pudessem compreender realmente estes momentos em que aqui passam e ouvir lições preciosas que lhes são oferecidas para serem espancadas as trevas da ignorância do saber espiritual. É um momento sublime em que seus espíritos estão recebendo rajadas de Luz oferecidas pelo Astral Superior.

Assim como aqui, em todas as Casas Racionalistas Cristãs, nestes momentos, podem dizer que, realmente, estão tendo uma parcela de felicidade espiritual. Infelizmente, não podemos falar ao paladar de cada um, cada um tem seu problema e gostaria que falássemos dele, mas é impossível. Falamos em tese, porque os Princípios Racionalistas Cristãos cabem a todos.

E, assim, para todos foi implantado o Racionalismo Cristão na Terra; para aproveitarem as lições, para trabalharem por si e por suas famílias, para educarem os seus filhos, a fim de que eles compreendam o que vieram fazer no planeta Terra.

Já estão compreendendo que são Força e Matéria. Transmitam isso aos filhos, a assim eles transmitirão aos que vierem futuramente aos seus lares. É uma corrente de saber, é uma corrente de felicidade, é uma corrente elevadíssima que poderá brilhar na trajetória evolutiva do espírito.

A ignorância vai sendo banida do planeta Terra, é só questão de querer, porque querer é poder. Nem todos aqueles que vêm às Casas Racionalistas Cristãs vêm pelo sofrimento, mas a maioria sim, porque no planeta Terra não havia uma diretriz para a humanidade.

Em 1910, neste país, surgiu essa Luz para a humanidade compreender que aqui vem não para gozar neste plano físico, mas, sim, somente para se despojar de suas dívidas de outras encarnações e das que porventura adquirirem para a próxima.

Elevem os seus pensamentos para que eles sejam dirigidos somente para o bem, e sendo dirigidos para o bem, haverá maior felicidade na vida de cada um, e que o raciocínio esteja sempre alerta, sempre forte, para que saibam separar o joio do trigo.

Todos trazem na sua bagagem espiritual os atributos inerentes ao espírito quando aqui vêm.

O pensamento é uma grande força; por isso, é preciso ter muito cuidado, dirigi-lo somente para o bem, e sabendo que, se pensar mal, atrairá o mal: isso é, definitivamente, uma coisa certa.

Não tenham dúvida sobre os esclarecimentos que o Racionalismo Cristão procura dar a todos, gratuitamente. Esperamos nós, da plêiade do Astral Superior, que todos se esforcem, porque sem esforço não haverá progresso e sem progresso não haverá felicidade neste plano físico.

Todos têm o direito de serem felizes, mas às suas custas e não às custas dos semelhantes. Muitas vezes cada um pensa em si mesmo, pensa no seu bem-estar, e assim, não se importa com aquele companheiro que está ao seu lado, seja um vizinho ou alguém conhecido que esteja sofrendo. Muitos dizem: “O que tenho eu com isso?”; “Ele sofre, a culpa é dele”. Às vezes o outro sofre por ser ignorante da vida, do saber espiritual.

Se puderem, tragam um lenitivo ao seu semelhante, ainda que seja pelo respeito que deverão ter ao outro e a si mesmo.

É para frente que se caminha, de fronte erguida, procurando trazer benefícios para aqueles que estejam necessitados de uma palavra amiga.

Por hoje é o que lhes tenho a dizer, e que seus espíritos se fortifiquem para cada vez mais progredirem na trajetória evolutiva.