.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

Presença nefasta - Por Luiz Alves Thomaz

REFLEXO - A minha assistida não está presente, está em sua casa pensando aqui. Ela já esteve nesta Casa. Tudo está dando errado: o carro quebra, o noivado se desfez. Ela acha que é muita inveja. O senhor acha que é verdade?

DOUTRINAÇÃO - Não é bem assim. Era tua presença. Ela, pelas dúvidas, pela insegurança e pela incerteza que tem dos porquês da vida, atraia-te. 
Como espírito liberto da matéria, vivendo na atmosfera negativa, só poderias produzir efeitos negativos. Estás compreendendo que foste também assim em vida física? Estás retratando aquilo que foste quando encarnado e ela, sem conhecimento e recebendo tuas intuições, punha em prática a tua vontade e não a vontade dela.


A criatura tem que entender que é dona dela mesma e não um ser subjugado à vontade alheia, desrespeitando sua própria consciência. Ao olhar para o espelho ela verá a sua própria imagem. Por que não sentir essa imagem no conceito da vida, com a realidade? Assumindo com responsabilidade a sua existência física que é dever intransferível e que todos temos.

Não podemos deixar para amanhã aquilo que podemos executar no dia de hoje. Recebendo intuições negativas de elementos que vivem em confabulação na atmosfera da Terra, 
como era o teu caso, a criatura estará dando vazão a enfermidades e a decadência moral e espiritual. Mas, quando aprende a pensar e a comandar seus pensamentos com vontade, tendo ordem na vida e vivendo com inteligência, com raciocínio, ela jamais dará ouvido às intuições negativas, porque irá fazer exame daquilo que está recebendo.

Nós somos um aparelho que recebe e também repele, comandado por uma força inteligente. Quando usamos nossas faculdades para o progresso espiritual e material, usamos o raciocínio que é uma luz. Foi o que não fizeste, não usaste o raciocínio e ao desencarnar continuavas transmitindo teus pensamentos errôneos para aquela criatura que também não tem vontade própria.

Mas, se ela voltar a esta Casa, vai aprender a usar o raciocínio e a colocar o pensamento em ordem, a fazer a higiene mental às 7 horas e às 20 horas, não perderá tempo com o pensamento vagando de um lado para o outro, colhendo vibrações enfermiças que pairam no espaço, a cruzar esse mesmo espaço em todas as direções.

Há milhões e milhões de espíritos na atmosfera da Terra 
como chuva miudinha, como é o teu caso. Parte com a nossa irradiação amiga.



ASTRAL SUPERIOR
LUIZ ALVES THOMAZ

O Racionalismo Cristão não é uma religião, é uma Doutrina de princípios e de moral, é uma Doutrina filosófica porque ensina a filosofia da vida, a verdadeira vida, que é a vida espiritual. Através dos seus ensinamentos, muitas criaturas se esclareceram e também já esclareceram outros, que foram dando exemplos de moral e de dignidade a toda prova.

Caminha a humanidade ainda cega, por ignorar a Verdade espiritual, mas o que fazer? Muitas criaturas acreditam no milagre, pedem ajuda aos 
santos, aos espíritos, quando a força reside nelas mesmas. Vivem à procura de ajuda, vivem de muletas, e, assim, vão-se atrasando espiritualmente.

As Casas Racionalistas Cristãs são escolas, e a criatura vindo a elas, vem para aprender a viver, porque viver não é tão difícil como pensam. Há criaturas que complicam suas próprias existências, porque não querem dar trato ao raciocínio, não sabem o que é o pensamento, mas, pouco a pouco, ouvindo as explanações, lendo as obras racionalistas cristãs, naturalmente, vão-se despojando das dívidas, dos erros que porventura existam em suas vidas.

Então, isso não é difícil. É apenas necessário o esforço próprio, porque só trabalhando pela espiritualidade, sabendo separar o joio do trigo, conhecendo-se 
como Força e Matéria, as criaturas abrirão os olhos do espírito e caminharão acertadamente na vida. Saberão cumprir seus deveres, terão disciplina, horas para tudo e não perderão tempo ou até a encarnação.Como dizemos, é preciso ter força de vontade, pôr os atributos espirituais em ação, fazer justiça, e usar de ponderação em todas as provas que aparecerem nas suas vidas.

Os reveses estão aí; não é por isso que vão choramingar, eles têm que existir, porque, aqui, neste 
plano físico, não é realmente para se passar em brancas nuvens. É para ter-se um pouquinho de sofrimento, porque o sofrimento ajuda a evoluir, ajuda o espírito a fortificar-se. Sendo assim, o que sempre aconselhamos é que lutem por si mesmos, auxiliem os seus semelhantes quando sentirem que precisam de uma palavra amiga.

Todo aquele que precise indicar o caminho de uma Casa Racionalista Cristã a uma pessoa que esteja sofrendo, somente indique o endereço e nada mais. Se a criatura tiver realmente força de vontade para deixar de sofrer e para se esclarecer, aqui virá e as portas estarão abertas para todos aqueles que querem vencer na vida e não serem vencidos.

Por hoje é o que tenho a lhes dizer. 
A irradiação do Astral Superior estará sempre com aqueles que procuram se religar às Forças Superiores, fazendo a limpeza psíquica nos lares e nas horas certas, quando puderem; quando não, façam-na de acordo com a disponibilidade, mas não deixem de fazê-la.