.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

O que é o amor? O amor é felicidade e felicidade é amor - Por Ulysses Cláudio Pereira

REFLEXO - Achamos oportuna a reunião de domingo próximo passado, onde neste salão um médico geriatra falou E discorreu sobre a longevidade. Os americanos, aos trinta anos de idade, já se preparam para a geriatria, fazendo disso um bem. É uma felicidade. E uma oportunidade o espírito poder aproveitar melhor a encarnação.

DOUTRINAÇÃO - Ela está certa. O americano é um povo muito adiantado. O seu país é considerado a primeira nação do mundo. Os americanos dão muito valor à especialidade médica, ao estudo. E ao aprimoramento disso tudo. E a vida tem que ser aprimorada através de conhecimentos E estudos.
Estamos no planeta Terra fazendo um curso de aprimoramento espiritual. Quanto mais evoluir a ciência, mais recurso trará à humanidade para debelar muitas enfermidades infecciosas e muitas outras.

Quando a criatura tiver consciência do que é uma alimentação baseada em proteínas, sais minerais e vitaminas; do que é o recreio para o espírito; de que com a mente ocupada no trabalho não pensa em doenças, porque pensar é atrair– ela terá mais saúde do corpo e do espírito. O espírito necessita de um corpo saudável. Se o corpo estiver enfermo, ele fica perdendo suas energias e vai perturbando o espírito.

A Filosofia Espiritualista Racionalista Cristã afirma isso categoricamente. É preciso que a criatura vá ao médico, faça exames periódicos, mas não confunda ação fluídica com ação material, porque é completamente diferente.
REFLEXO - Quando meu assistido entrou nesta Casa, sentiu-se muito feliz. Está estudando os livros com muita atenção e o seu objetivo é servir a esta Filosofia.

DOUTRINAÇÃO - Quando alguém se esclarece, é um problema a menos para a sociedade. Na passagem de Jesus Cristo, quando aqui esteve, e visitando uma família conseguiu esclarecer Lázaro sobre sua composição astral e física, como Força e Matéria, foi um momento de muita felicidade.

De fato, porque esse é o maior prêmio que recebemos dos nossos trabalhos, da nossa luta através da Filosofia Espiritualista Racionalista Cristã. Quando alguém nos procura e expõe seus problemas de consciência, que está na alma do ser humano, ele reconhece o bem que recebeu nesta Casa. Esse é o maior prêmio que recebemos e maior ainda para o Astral Superior, em ver a partícula de Força aqui encarnada ver a Luz projetando-se de forma bem acentuada, porque essa é obrigação de cada um.

Quanto mais aprender, mais condições a criatura terá de raciocinar, mais amplidão dos conhecimentos, porque abrange com o raciocínio uma porcentagem maior, devido a esse exercício.

O que é o amor? O amor é felicidade e felicidade é amor. É com amor que vencemos tudo na vida; sem amor ninguém vence nada. E o amor onde está? Está no reino da matéria? Não está no reino da matéria, está no reino espiritual.

Vamos desenvolver o amor espiritual para termos saúde do corpo e uma mente positiva. A mente estando positiva, a criatura é feliz, e ela sendo feliz está vivendo com amor. É o que a Filosofia Espiritualista Racionalista Cristã ensina, não há rodeios, fala-se às claras, doa a quem doer, fira a quem ferir. Todos os seres humanos têm direito à felicidade relativa.

Nas Casas Filosóficas Espiritualistas Racionalistas Cristãs apregoa-se a Verdade, mas cabe a cada um procurar desenvolver essa Verdade, através do esforço próprio, do estudo, da frequência a este ambiente. Quanto mais assídua é a criatura, mais facilidade terá de desenvolver o raciocínio e compreender que a vida é de lutas, sofrimentos, mas o espírito é capaz de suportar todas as vicissitudes da vida e delas sair galhardamente, de cabeça erguida. É o que cada um deve fazer.

REFLEXO - Em minha passagem por essas correntes, como espírito, estou ouvindo lições preciosas. Durante a vida física não tive essa oportunidade. É realmente um momento feliz.

DOUTRINAÇÃO - Essa é a nobre finalidade da encarnação. Ela é uma oportunidade para o espírito evoluir, mas quando aqui chega, esquece o compromisso que assumiu no seu mundo de luz e ao projeta-la, deixa a matéria falar mais alto e perde o domínio da vontade e dos pensamentos. Foi o que aconteceu contigo. Agora podes observar a diferença que existe entre o belo e o horrendo. Vivias do lado do horrendo, que era a falta de aplicação da vontade e do pensamento.

Neste momento estás observando o belo, manifestando se com consciência plena, irradiando o teu ser. O espírito é uma partícula da Inteligência Universal que se desprende desse campo enorme de força, como se fosse uma brasa em chama que com um sopro nela desprenderam se várias fagulhas. O espírito é a mesma coisa: desprende se essa partícula da Inteligência Universal e faz o seu ciclo de evolução pelo reino mineral, depois pelo vegetal, reino irracional e reino hominal, quando recebe o nome de espírito e as suas faculdades, para assumir um corpo humano. Aí será entregue à sua vontade e pensamento.

Quando miseravelmente, ou desgraçadamente, não aplica os meios em favor do seu progresso, chega ao fim da encarnação, e fica como se estivesse encarnado, a vagar de um lado para outro, à procura de uma proteção, quando nada disso existe. A procura do céu, de que falou muito, também não encontrou, e com medo do inferno, que também não existe.

Mas tem a felicidade de estar aqui neste momento, observando que o Astral Superior, essas almas boníssimas, através das correntes fluídicas, não despreza ninguém, não há seres privilegiados, há seres em evolução. Portanto, estás entre amigos, sendo irradiado pela grandeza espiritual desse amor puríssimo. Atingirás o teu mundo para fazer um exame de consciência. Verás esta e as demais encarnações que tiveste.

REFLEXO - Ele aqui está pela primeira vez, mas já leu o livro Racionalismo Cristão. Seu amigo o presenteou com uma dedicatória e o aconselhou para que lesse detalhadamente, principalmente o capítulo O ESPÍRITO. Assim ele fez. Hoje teve a satisfação de conhecer esta Filosofia.

DOUTRINAÇÃO - Quando alguém dá de presente a um amigo o livro Racionalismo Cristão, que é a obra básica destes ensinamentos, e, delicadamente, recomenda que a estude, detalhadamente, é porque este é o amigo espiritual, é o amigo desinteressado, não tem interesse material em relação a ninguém.

Quando aconselhado pelo lado espiritual, há sinceridade e esta faz bem a todos, como fazem as Casas Filosóficas Espiritualistas Racionalistas Cristãs. Nelas não existem bandejas, óbolos, dízimos; nada disso existe. Há satisfação em dizer a Verdade, e essa é dita porque sabemos que vem fortificar o espírito.

Quando alguém está combalido, ressentindo-se dos problemas da vida, é aqui nesta Casa Filosóficas Espiritualistas Racionalista Cristã que recebe esses ensinamentos, esse banho de Luz espiritual das Forças Astrais Superiores, e aí procura pisar na Terra com firmeza e com seriedade. Olha para o espelho da vida, e tem respeito por si. Assim, não terá medo de nada. O teu amigo está feliz porque recapitulou o livro Racionalismo Cristão, o capítulo V, que é O ESPÍRITO, o capítulo VI - A ENCARNAÇÃO DO ESPÍRITO, o capítulo VIII - O PENSAMENTO, e assim sucessivamente.

Esse livro deve ser recapitulado várias vezes, porque fazendo uma leitura superficial passamos por cima de assuntos importantes. É uma obra que contém a ciência da vida, requer análise profunda.

A ciência é Luz, ninguém poderá contradizer, e a Filosofia Espiritualista Racionalista Cristã é uma ciência, é uma Luz. Quanto mais a criatura aprimorar-se nos seus conhecimentos, maior clarividência ela terá. Os objetivos da vida tornam-se bem práticos, mais fáceis de serem analisados.

É importante saber que o dia em que a humanidade compreender esses ensinamentos, temos certeza absoluta, não haverá necessidade de manter exércitos aguerridos para tomar conta das nações; não haverá criaturas desprezíveis, inimigos do alheio, porque sendo esclarecidas não precisarão nada dos outros, terão condições de ganhar o seu próprio sustento com o suor do seu rosto. Terão dignidade respeitando o que não é seu. Tudo que ocorre nos dias de hoje é devido à pobreza espiritual.

Ao sairmos dos nossos lares, temos que colocar alarmes, trava de segurança nos veículos. Tudo isso por quê? De medo do ser racional, porque o irracional não fará nada disso. Os maiores crimes são praticados por seres obsedados, por falta de espiritualidade. Todas essas explicações estão exaradas no livro Racionalismo Cristão e ilustradas no livro A Vida fora da matéria – são duas obras que se completam.

O teu assistido está de parabéns por vir aqui hoje e ter recebido este belo presente.

ASTRAL SUPERIOR
DULCE ROMERO PEREIRA

Munido de um corpo físico, o espírito investiga, analisa e trabalha nas descobertas científicas para tratar do corpo físico. Mas essas descobertas ainda não são suficientes. As enfermidades vêm crescendo a cada dia que passa, por falta de conhecimentos e esclarecimentos.

Falamos a Verdade às criaturas. O que interessa é o esclarecimento do espírito, porque noventa e cinco por cento da humanidade sofre de enfermidades atraídas por maus pensamentos. Os espíritos sofrem e levam a enfermidade ao corpo físico.

A criatura esclarecida sabe raciocinar, sabe se conduzir, sabe ter disciplina, convencendo-se de que a saúde está em si própria. Muitas vezes o corpo físico necessita de reparo; é por isso que existe a medicina. Mas é preciso raciocinar um pouco mais. É raciocinando com acerto que o espírito não se engana no que vai realizar.

As criaturas esclarecidas, que têm conhecimento de si próprias e que aprenderam a ter disciplina, a se conduzirem com altivez e sabedoria por intuições das Forças Superiores, aprenderam a atraí-las e a saberem que essa Força não falha, havendo senso de responsabilidade. É preciso que as criaturas se esclareçam um pouco mais, através da disciplina, pois ela é fator importante para o ser humano prolongar sua existência no mundo Terra, dando ao espírito o conhecimento de que ele necessita dessa escola que é a Filosofia Espiritualista Racionalista Cristã.

Não é só vir a Filosofia Espiritualista Racionalista Cristã e se dizer ser racionalista cristão.

Ao entrar por este portão, deixem a conversa lá fora e procurem se disciplinar, silenciando qualquer conversa neste recinto. Cada um ocupe seu lugar, sem preferência por lugares. Os que desejam preferência não são esclarecidos, marcam passo e serão sempre duvidosos.

Nós queremos que compreendam o que significa a Filosofia e deem valor ao seu merecimento, para o seu próprio bem, para sua felicidade, para sua saúde, porque é assim que o espírito vai-se lapidando. Uma vez conhecendo esses ensinamentos, fazemos votos que compreendam a disciplina e o que ela significa.

Aqui não se trata de coisas materiais; aqui dentro se realizam trabalhos sérios, trabalhos espirituais para beneficiarem a humanidade sequiosa de aprender.

O espírito vem em busca de esclarecimento e esse esclarecimento o fará feliz, quando souber aplicar a disciplina no seu viver, para bem de si próprio e do seu semelhante, dando exemplo de valor.

O que é o amor? O amor é felicidade e felicidade é amor
Por Ulysses Cláudio Pereira