REFLEXO - Queríamos mostrar nossa força, mas fomos sucumbidos por uma força maior.
DOUTRINAÇÃO - Não fica bem essa palavra “sucumbido”. Foram envolvidos por essa Força sublime, Força essa que envolve todos os encarnados e desencarnados, pelo amor espiritual. Por isso dizemos contra a Força não há resistência, porque a Força do amor vence tudo. Foste vencido pelo amor espiritual.
Quando esse amor manifesta-se, chega ao fim a arrogância, a vaidade, a prepotência, a presunção, e assim o espírito pode observar em sã consciência a grandeza superior que se manifesta neste ambiente. Milhares e milhares de espíritos, encarnados e desencarnados por aqui têm passado, onde recebem amor, orientação, e continuam nos seus planos de evolução incitando esse infinito maravilhoso. Portanto, meu amigo, nada de mal podias fazer neste ambiente, mas, sim, obedecer e partir para o teu mundo.
REFLEXO - Eu não queria que ela viesse a esta Casa, porque sei que anda em lugar que não serve, e eu estou preso. Não posso ficar longe dela, porque precisa de mim.
DOUTRINAÇÃO - Precisas de Luz e a estás recebendo agora. Foste um fraco e não soubeste cuidar da tua vida, e ainda estavas interferindo na vida alheia. Aqui não estamos para perder tempo e nem para conversa fiada.
REFLEXO - Ele ficou um pouco assustado, pois é a primeira vez que vem a esta Casa, e ele não tem conhecimento desta Doutrina.
DOUTRINAÇÃO - Ele não precisa se assustar com nada, porque está num ambiente de respeito, aonde as criaturas vêm três vezes por semana para aprender a pensar; e é pelo pensamento que a criatura é feliz, mas também é pelo pensamento que se torna infeliz.
Há muita infelicidade no planeta Terra, originária dos pensamentos deletérios que estão envolvidos na atmosfera. As criaturas que não têm conhecimento disso entregam-se a uma vida desregrada, sem método, sem disciplina e ficam subjugadas aos espíritos galhofeiros do astral inferior que produzem os efeitos colaterais nas criaturas encarnadas, tornando-as muitas vezes indesejáveis no meio de que fazem parte.
Mas, perante o Astral Superior, nada fica despercebido. Aqui a criatura vai aprender: que é um composto de Força e Matéria e tem responsabilidade pelos seus atos; a saber pensar; a disciplinar a sua vida; a viver as duas vidas paralelas uma da outra, a material e a espiritual, porque do contrário não poderá ser considerada racional. Porque os animais irracionais agem por instinto, em obediência às leis da natureza, com critério, e fazem o racional admirar os seus feitos.
É isso que ensina a Doutrina Racionalista Cristã. Não há milagres, nem protetores e nem protegidos, há seres em evolução e cada um tem que assumir suas responsabilidades para seu progresso, para sua luta.
REFLEXO - O meu assistido está lembrando de uma gravura que viu no livro A Vida fora da matéria: as Forças Superiores envolvendo a Casa Racionalista Cristã para os seus trabalhos.
DOUTRINAÇÃO - Não envolvem somente as Casas Racionalistas Cristãs, envolvem todo o ambiente quando o mesmo é propício: os arbustos, os pássaros, os animais irracionais, enfim tudo que tem vida é irradiado pela Força Criadora.
Por isso é que afirmamos que a criatura é o que pensa. É pelo pensamento que ela atrai ou repele. Se ela pensar bem, estará bem assistida pelas emanações superiores que darão estabilidade ao ser humano. Mas, quando desgraçadamente a criatura entrega-se ao materialismo que predomina na crosta terrestre e pensa somente no palpável, sofre muito mais, porque não tem condições de elevar seu pensamento e observar a grandeza que a cerca em todas as circunstâncias da vida.
A Doutrina Racionalista Cristã é um farol que ilumina a estrada dos encarnados, que são os navegantes neste mar tempestuoso da vida, a dar braçadas e a nadar nesse mesmo mar de fronte erguida e sem nada temer.
REFLEXO - Ele já esteve algumas vezes nesta Casa, mas não consegue afastar o vício da bebida. Ele acha que tem o pensamento muito fraco. Por isso não conseguiu largar esse pernicioso vício.
DOUTRINAÇÃO - Ele pensando dessa maneira estava sendo assistido por ti, não é verdade?
REFLEXO - Ele só pensava em mim.
DOUTRINAÇÃO - Tu também saciavas teu vício por indução ao lado do teu assistido. É claro que não existe vício que não seja acompanhado de uma fraqueza. O ser humano é superior a qualquer tipo de vício, desde que tenha consciência plena para fazer uso das suas faculdades mentais, com critério e bom senso. É o que ensina a Doutrina Racionalista Cristã.
O espírito não encarna para ser um viciado, nem para ser subjugado a qualquer tipo de vício. O espírito encarna para evoluir de posse de um corpo físico. E essa evolução exige disciplina, renúncia, estudo, método e ordem, porque sem isso não há progresso. Portanto, meu amigo, tu serás um de menos e o teu assistido que tome juízo, porque nesta Casa não existem milagres, não se fala às paredes, fala-se ao ser pensante. Ele, como ser pensante, não deve ser um trapo humano, assim subjugado aos espíritos que ficam na atmosfera da Terra, que também foram viciados em vida física, como tu foste um viciado e perdeste a tua própria encarnação.
REFLEXO - Eu baixei num hospital para fazer uma cirurgia e, de repente, não entendi mais nada, pensei que estava sonhando. Agora me encontro neste lugar que não conheço, embora me sinta bem.
DOUTRINAÇÃO - Estás acordado, porque como espírito liberto da matéria foste ao hospital para uma intervenção cirúrgica. Qualquer um está sujeito a deixar a matéria. Foste feliz porque deixaste a matéria e não perdeste tempo.
Aqui estás dando o testemunho de tua presença, envolvido por essas Luzes puríssimas do Astral Superior, sendo orientado por elas, que tudo fazem para encaminhar para fora da atmosfera da Terra o espírito que desencarna sem o conhecimento da verdadeira vida.
Portanto, não perdeste tempo, estás te sentindo bem, é claro, porque estás sendo irradiado por amigos espirituais; amizade verdadeira, sem interesse, que é o amor espiritual, e com ele atingirás o teu mundo espiritual, relativo ao teu progresso, para então, já livre do degredo Terra, poder examinar teu quadro fluídico e ver o que fizeste e o que deixaste de fazer. Parte com nossa irradiação amiga.
REFLEXO - Ele veio hoje aqui porque está precisando de uns conselhos. Ele se sente confuso com o seu viver, sua vida não está em ordem. Está precisando desses esclarecimentos.
DOUTRINAÇÃO - Falta de disciplina. Quando a criatura não consegue colocar a sua vida em ordem é porque não tem disciplina nos seus pensamentos. Não tendo disciplina nos pensamentos, a criatura vai embaralhando a sua vida tanto material como espiritual. Vai deixando por realizar no dia de hoje e, aquilo que não realizamos hoje, vai repercutir no dia de amanhã, não resta dúvida.
A Doutrina Racionalista Cristã veio à Terra para ensinar a pensar, porque sabemos perfeitamente que é através do pensamento que a criatura é feliz ou infeliz, organizada ou desorganizada, são Verdades verdadeiras. A criatura é o que pensa, ela tem que dar orientação aos seus pensamentos, mas para isso tem que estabelecer na sua vida uma disciplina rígida e, através da vontade, orientar criteriosamente os seus pensamentos, raciocinando com ponderação, moderação e justiça.
Assim sua vida física não será tumultuada, porque o espírito está sereno, está consciente daquilo que irá organizar. Temos que compreender que existem duas vidas para o ser encarnado: a material, em que temos que lutar, trabalhar para o nosso sustento, e a vida espiritual – devemos cultivá-la através de estudos, da meditação e da disciplina rígida.
Então o espírito manterá o equilíbrio da sua emoção e, através desse equilíbrio, poderá orientar o seu pensamento com mais convicção. E assim, as coisas vão sendo resolvidas, solucionadas da melhor forma possível. Todos os seres humanos têm problemas neste mundo.
Todos temos que ter consciência desses problemas e procurar, na medida do possível pelo raciocínio lúcido, observar onde existe a falha e corrigi-la imediatamente. É isso que podemos aconselhar ao teu assistido. Ele que procure nortear a sua vida, pautando-a através do pensamento e da disciplina; então verá que as coisas se modificarão para melhor.
É distribuído pelos nossos auxiliares o folheto de limpeza psíquica; nele se encontra a orientação para realizar a higiene mental todos os dias, às 7 e às 20 horas. Faça com convicção e irá compreender que a vida não é tão difícil como parece.
REFLEXO - Minha assistida aí se encontra para assistir a esses trabalhos.
DOUTRINAÇÃO - A Casa Racionalista Cristã é uma escola e, por ser uma escola, orienta a criatura para que tenha compreensão astral e física sobre o que é Força e Matéria. E, nessa orientação, entra a filosofia da vida que não dá diploma a ninguém. Quanto mais estudar, mais interesse ela terá por pesquisar e analisar os fenômenos que a própria vida oferece.
São fenômenos corriqueiros, aparentemente, mas quando analisados com profundidade eles darão um desenvolvimento para compreender que tudo vem de fora e que nada acontece por acaso, porque o elemento é sempre o mesmo: ação da Força, quer física ou psíquica.
O espírito quando encama é o senhor absoluto do seu corpo matéria. Ele locomove esse corpo, com o qual está vivendo no meio dessa massa heterogênea de 17 classes de espíritos diferentes no planeta Terra. Tudo isso faz parte da evolução. Portanto, o planeta Terra é um mundo escola onde o espírito encarna, tomando posse de um corpo físico, para sentir as asperezas do meio ambiente, através da sensibilidade ou então, muitas vezes, acossado pelo sofrimento para fazer valer o conhecimento espiritual.
A Doutrina veio à Terra para isso e não para salvar ninguém. Ensina que não existe salvação, como também não existem castigo, inferno, céu; existe a vontade soberana do ser humano. Quando ele passa a conhecer-se como Força e Matéria toma consciência plena de tudo que está acontecendo ou está sujeito a acontecer, mas jamais se curvará diante dos acontecimentos da vida, porque saberá enfrentar, de cabeça erguida, os mesmos acontecimentos, com serenidade e respeito a si mesmo. Só assim venceremos os obstáculos que a própria vida oferece.
REFLEXO - O meu assistido está acabando de pagar a sua dívida para com a sociedade. E o que mais deseja, neste momento, é estudar a obra básica desta Doutrina que ganhou de presente do seu cunhado, assistir a estas sessões e procurar elevar o seu espírito, pois sai de uma cadeia com a alma estigmatizada.
DOUTRINAÇÃO - De fato são os vendavais da vida, e todos nós estamos sujeitos a passar por eles, mas precisamos nos preparar para enfrentá-los. É isso que ensina esse livro que teu assistido ganhou de presente. Ele estudando, lendo em voz alta todos os dias e copiando-o vai assimilar os ensinamentos nele contidos e jamais se julgará um vencido ou um fracassado. Jamais se lamentará do sofrimento que teve, porque se não houvesse o sofrimento não haveria a evolução do espírito. Isso é o que podemos afirmar.
Por isso é que aqueles que sofrem, e depois atingem os conhecimentos da vida espiritual, dizem: “se não fosse o sofrimento não teria aprendido nada”, é uma grande verdade, ninguém poderá nega-la. Muitas criaturas dizem: “é apanhando que se aprende” e, é claro, a criatura apanha aqui, apanha lá na frente, erra aqui, erra lá na frente, mas dando trato ao raciocínio, começa a analisar que algo está acontecendo de anormal e começa a meditar com seriedade naquilo que está acontecendo. Isto está exarado neste livro que ele recebeu do cunhado.
Todos aqueles que estudam o livro básico do Racionalismo Cristão tomam consciência de que ninguém está isento aqui na Terra de sofrer. Se aqui estamos, de posse de um corpo físico, alguma razão existe. Tudo isso faz com que o espírito procure, na medida do possível, usar as faculdades inerentes ao seu progresso. E essas faculdades, sendo usadas com bom senso e com critério, favorecem o nosso trabalho, o nosso desenvolvimento no planeta Terra, dando a clarividência precisa para o ser pensante usar o raciocínio.
Usando o raciocínio, que é uma luz que ilumina a estrada por onde iremos navegar com o nosso corpo matéria, a criatura vai perceber como vivia erradamente. Só procurava embaraçar a vida, isso porque não tinha conhecimento para saber usar o raciocínio, o pensamento, a vontade, e assim, a sensibilidade do ser humano fica colhendo vibrações negativas de um lado e do outro, leva pancada de todos os lados, até dormindo a criatura está repousando a matéria e o espírito está levando cacetada astral. Por isso é que tem que haver disciplina na vida. Vamos trabalhar, devemos ocupar o tempo no trabalho, realizando-o com perfeição.
Quando vamos repousar o corpo, o espírito, ligado por cordões fluídicos, vai ao seu mundo de luz recarregar a sua bateria de energia positiva, para estar em condições no outro dia de executar as tarefas novamente.
ASTRAL SUPERIOR
DULCE ROMERO PEREIRA
Munido de um corpo físico o espírito investiga, analisa e trabalha nas descobertas científicas para tratar do corpo físico. Mas ainda não são suficientes essas descobertas. As enfermidades vêm crescendo a cada dia que passa, por falta de conhecimentos e esclarecimentos.
Falamos a Verdade às criaturas. O que interessa é o esclarecimento do espírito, porque noventa e cinco por cento da humanidade sofre de enfermidades atraídas por maus pensamentos. Os espíritos sofrem e levam a enfermidade ao corpo físico.
A criatura esclarecida sabe raciocinar, sabe se conduzir, sabe ter disciplina, convencendo-se de que a saúde está em si própria. Muitas vezes o corpo físico necessita de reparo; é por isso que existe a medicina. Mas é preciso raciocinar um pouco mais. É raciocinando com acerto que o espírito não se engana no que vai realizar.
As criaturas esclarecidas, que têm conhecimento de si próprias e que aprenderam a ter disciplina, a se conduzirem com altivez e sabedoria por intuições das Forças Superiores, aprenderam a atraí-las e a saberem que essa Força não falha, havendo senso de responsabilidade. É preciso que as criaturas se esclareçam um pouco mais, através da disciplina, pois ela é fator importante para o ser humano prolongar sua existência no mundo Terra, dando ao espírito o conhecimento de que ele necessita dessa escola que é o Racionalismo Cristão.
Não é só vir a uma Casa Racionalista Cristã e se dizer ser racionalista cristão.
Ao entrar por este portão, deixem a conversa lá fora e procurem se disciplinar, silenciando qualquer conversa neste recinto. Cada um ocupe seu lugar, sem preferência por lugares. Os que desejam preferência não são esclarecidos, marcam passo e serão sempre duvidosos.
Nós queremos que compreendam o que significa a Doutrina e dêem valor ao seu merecimento, para o seu próprio bem, para sua felicidade, para sua saúde, porque é assim que o espírito vai-se lapidando. Uma vez conhecendo esses ensinamentos, fazemos votos que compreendam a disciplina e o que ela significa.
Aqui não se trata de coisas materiais; aqui dentro se realizam trabalhos sérios, trabalhos espirituais para beneficiarem a humanidade sequiosa de aprender.
O espírito vem em busca de esclarecimento e esse esclarecimento o fará feliz, quando souber aplicar a disciplina no seu viver, para bem de si próprio e do seu semelhante, dando exemplo de valor.
DOUTRINAÇÃO - Não fica bem essa palavra “sucumbido”. Foram envolvidos por essa Força sublime, Força essa que envolve todos os encarnados e desencarnados, pelo amor espiritual. Por isso dizemos contra a Força não há resistência, porque a Força do amor vence tudo. Foste vencido pelo amor espiritual.
Quando esse amor manifesta-se, chega ao fim a arrogância, a vaidade, a prepotência, a presunção, e assim o espírito pode observar em sã consciência a grandeza superior que se manifesta neste ambiente. Milhares e milhares de espíritos, encarnados e desencarnados por aqui têm passado, onde recebem amor, orientação, e continuam nos seus planos de evolução incitando esse infinito maravilhoso. Portanto, meu amigo, nada de mal podias fazer neste ambiente, mas, sim, obedecer e partir para o teu mundo.
REFLEXO - Eu não queria que ela viesse a esta Casa, porque sei que anda em lugar que não serve, e eu estou preso. Não posso ficar longe dela, porque precisa de mim.
DOUTRINAÇÃO - Precisas de Luz e a estás recebendo agora. Foste um fraco e não soubeste cuidar da tua vida, e ainda estavas interferindo na vida alheia. Aqui não estamos para perder tempo e nem para conversa fiada.
REFLEXO - Ele ficou um pouco assustado, pois é a primeira vez que vem a esta Casa, e ele não tem conhecimento desta Doutrina.
DOUTRINAÇÃO - Ele não precisa se assustar com nada, porque está num ambiente de respeito, aonde as criaturas vêm três vezes por semana para aprender a pensar; e é pelo pensamento que a criatura é feliz, mas também é pelo pensamento que se torna infeliz.
Há muita infelicidade no planeta Terra, originária dos pensamentos deletérios que estão envolvidos na atmosfera. As criaturas que não têm conhecimento disso entregam-se a uma vida desregrada, sem método, sem disciplina e ficam subjugadas aos espíritos galhofeiros do astral inferior que produzem os efeitos colaterais nas criaturas encarnadas, tornando-as muitas vezes indesejáveis no meio de que fazem parte.
Mas, perante o Astral Superior, nada fica despercebido. Aqui a criatura vai aprender: que é um composto de Força e Matéria e tem responsabilidade pelos seus atos; a saber pensar; a disciplinar a sua vida; a viver as duas vidas paralelas uma da outra, a material e a espiritual, porque do contrário não poderá ser considerada racional. Porque os animais irracionais agem por instinto, em obediência às leis da natureza, com critério, e fazem o racional admirar os seus feitos.
É isso que ensina a Doutrina Racionalista Cristã. Não há milagres, nem protetores e nem protegidos, há seres em evolução e cada um tem que assumir suas responsabilidades para seu progresso, para sua luta.
REFLEXO - O meu assistido está lembrando de uma gravura que viu no livro A Vida fora da matéria: as Forças Superiores envolvendo a Casa Racionalista Cristã para os seus trabalhos.
DOUTRINAÇÃO - Não envolvem somente as Casas Racionalistas Cristãs, envolvem todo o ambiente quando o mesmo é propício: os arbustos, os pássaros, os animais irracionais, enfim tudo que tem vida é irradiado pela Força Criadora.
Por isso é que afirmamos que a criatura é o que pensa. É pelo pensamento que ela atrai ou repele. Se ela pensar bem, estará bem assistida pelas emanações superiores que darão estabilidade ao ser humano. Mas, quando desgraçadamente a criatura entrega-se ao materialismo que predomina na crosta terrestre e pensa somente no palpável, sofre muito mais, porque não tem condições de elevar seu pensamento e observar a grandeza que a cerca em todas as circunstâncias da vida.
A Doutrina Racionalista Cristã é um farol que ilumina a estrada dos encarnados, que são os navegantes neste mar tempestuoso da vida, a dar braçadas e a nadar nesse mesmo mar de fronte erguida e sem nada temer.
REFLEXO - Ele já esteve algumas vezes nesta Casa, mas não consegue afastar o vício da bebida. Ele acha que tem o pensamento muito fraco. Por isso não conseguiu largar esse pernicioso vício.
DOUTRINAÇÃO - Ele pensando dessa maneira estava sendo assistido por ti, não é verdade?
REFLEXO - Ele só pensava em mim.
DOUTRINAÇÃO - Tu também saciavas teu vício por indução ao lado do teu assistido. É claro que não existe vício que não seja acompanhado de uma fraqueza. O ser humano é superior a qualquer tipo de vício, desde que tenha consciência plena para fazer uso das suas faculdades mentais, com critério e bom senso. É o que ensina a Doutrina Racionalista Cristã.
O espírito não encarna para ser um viciado, nem para ser subjugado a qualquer tipo de vício. O espírito encarna para evoluir de posse de um corpo físico. E essa evolução exige disciplina, renúncia, estudo, método e ordem, porque sem isso não há progresso. Portanto, meu amigo, tu serás um de menos e o teu assistido que tome juízo, porque nesta Casa não existem milagres, não se fala às paredes, fala-se ao ser pensante. Ele, como ser pensante, não deve ser um trapo humano, assim subjugado aos espíritos que ficam na atmosfera da Terra, que também foram viciados em vida física, como tu foste um viciado e perdeste a tua própria encarnação.
REFLEXO - Eu baixei num hospital para fazer uma cirurgia e, de repente, não entendi mais nada, pensei que estava sonhando. Agora me encontro neste lugar que não conheço, embora me sinta bem.
DOUTRINAÇÃO - Estás acordado, porque como espírito liberto da matéria foste ao hospital para uma intervenção cirúrgica. Qualquer um está sujeito a deixar a matéria. Foste feliz porque deixaste a matéria e não perdeste tempo.
Aqui estás dando o testemunho de tua presença, envolvido por essas Luzes puríssimas do Astral Superior, sendo orientado por elas, que tudo fazem para encaminhar para fora da atmosfera da Terra o espírito que desencarna sem o conhecimento da verdadeira vida.
Portanto, não perdeste tempo, estás te sentindo bem, é claro, porque estás sendo irradiado por amigos espirituais; amizade verdadeira, sem interesse, que é o amor espiritual, e com ele atingirás o teu mundo espiritual, relativo ao teu progresso, para então, já livre do degredo Terra, poder examinar teu quadro fluídico e ver o que fizeste e o que deixaste de fazer. Parte com nossa irradiação amiga.
REFLEXO - Ele veio hoje aqui porque está precisando de uns conselhos. Ele se sente confuso com o seu viver, sua vida não está em ordem. Está precisando desses esclarecimentos.
DOUTRINAÇÃO - Falta de disciplina. Quando a criatura não consegue colocar a sua vida em ordem é porque não tem disciplina nos seus pensamentos. Não tendo disciplina nos pensamentos, a criatura vai embaralhando a sua vida tanto material como espiritual. Vai deixando por realizar no dia de hoje e, aquilo que não realizamos hoje, vai repercutir no dia de amanhã, não resta dúvida.
A Doutrina Racionalista Cristã veio à Terra para ensinar a pensar, porque sabemos perfeitamente que é através do pensamento que a criatura é feliz ou infeliz, organizada ou desorganizada, são Verdades verdadeiras. A criatura é o que pensa, ela tem que dar orientação aos seus pensamentos, mas para isso tem que estabelecer na sua vida uma disciplina rígida e, através da vontade, orientar criteriosamente os seus pensamentos, raciocinando com ponderação, moderação e justiça.
Assim sua vida física não será tumultuada, porque o espírito está sereno, está consciente daquilo que irá organizar. Temos que compreender que existem duas vidas para o ser encarnado: a material, em que temos que lutar, trabalhar para o nosso sustento, e a vida espiritual – devemos cultivá-la através de estudos, da meditação e da disciplina rígida.
Então o espírito manterá o equilíbrio da sua emoção e, através desse equilíbrio, poderá orientar o seu pensamento com mais convicção. E assim, as coisas vão sendo resolvidas, solucionadas da melhor forma possível. Todos os seres humanos têm problemas neste mundo.
Todos temos que ter consciência desses problemas e procurar, na medida do possível pelo raciocínio lúcido, observar onde existe a falha e corrigi-la imediatamente. É isso que podemos aconselhar ao teu assistido. Ele que procure nortear a sua vida, pautando-a através do pensamento e da disciplina; então verá que as coisas se modificarão para melhor.
É distribuído pelos nossos auxiliares o folheto de limpeza psíquica; nele se encontra a orientação para realizar a higiene mental todos os dias, às 7 e às 20 horas. Faça com convicção e irá compreender que a vida não é tão difícil como parece.
REFLEXO - Minha assistida aí se encontra para assistir a esses trabalhos.
DOUTRINAÇÃO - A Casa Racionalista Cristã é uma escola e, por ser uma escola, orienta a criatura para que tenha compreensão astral e física sobre o que é Força e Matéria. E, nessa orientação, entra a filosofia da vida que não dá diploma a ninguém. Quanto mais estudar, mais interesse ela terá por pesquisar e analisar os fenômenos que a própria vida oferece.
São fenômenos corriqueiros, aparentemente, mas quando analisados com profundidade eles darão um desenvolvimento para compreender que tudo vem de fora e que nada acontece por acaso, porque o elemento é sempre o mesmo: ação da Força, quer física ou psíquica.
O espírito quando encama é o senhor absoluto do seu corpo matéria. Ele locomove esse corpo, com o qual está vivendo no meio dessa massa heterogênea de 17 classes de espíritos diferentes no planeta Terra. Tudo isso faz parte da evolução. Portanto, o planeta Terra é um mundo escola onde o espírito encarna, tomando posse de um corpo físico, para sentir as asperezas do meio ambiente, através da sensibilidade ou então, muitas vezes, acossado pelo sofrimento para fazer valer o conhecimento espiritual.
A Doutrina veio à Terra para isso e não para salvar ninguém. Ensina que não existe salvação, como também não existem castigo, inferno, céu; existe a vontade soberana do ser humano. Quando ele passa a conhecer-se como Força e Matéria toma consciência plena de tudo que está acontecendo ou está sujeito a acontecer, mas jamais se curvará diante dos acontecimentos da vida, porque saberá enfrentar, de cabeça erguida, os mesmos acontecimentos, com serenidade e respeito a si mesmo. Só assim venceremos os obstáculos que a própria vida oferece.
REFLEXO - O meu assistido está acabando de pagar a sua dívida para com a sociedade. E o que mais deseja, neste momento, é estudar a obra básica desta Doutrina que ganhou de presente do seu cunhado, assistir a estas sessões e procurar elevar o seu espírito, pois sai de uma cadeia com a alma estigmatizada.
DOUTRINAÇÃO - De fato são os vendavais da vida, e todos nós estamos sujeitos a passar por eles, mas precisamos nos preparar para enfrentá-los. É isso que ensina esse livro que teu assistido ganhou de presente. Ele estudando, lendo em voz alta todos os dias e copiando-o vai assimilar os ensinamentos nele contidos e jamais se julgará um vencido ou um fracassado. Jamais se lamentará do sofrimento que teve, porque se não houvesse o sofrimento não haveria a evolução do espírito. Isso é o que podemos afirmar.
Por isso é que aqueles que sofrem, e depois atingem os conhecimentos da vida espiritual, dizem: “se não fosse o sofrimento não teria aprendido nada”, é uma grande verdade, ninguém poderá nega-la. Muitas criaturas dizem: “é apanhando que se aprende” e, é claro, a criatura apanha aqui, apanha lá na frente, erra aqui, erra lá na frente, mas dando trato ao raciocínio, começa a analisar que algo está acontecendo de anormal e começa a meditar com seriedade naquilo que está acontecendo. Isto está exarado neste livro que ele recebeu do cunhado.
Todos aqueles que estudam o livro básico do Racionalismo Cristão tomam consciência de que ninguém está isento aqui na Terra de sofrer. Se aqui estamos, de posse de um corpo físico, alguma razão existe. Tudo isso faz com que o espírito procure, na medida do possível, usar as faculdades inerentes ao seu progresso. E essas faculdades, sendo usadas com bom senso e com critério, favorecem o nosso trabalho, o nosso desenvolvimento no planeta Terra, dando a clarividência precisa para o ser pensante usar o raciocínio.
Usando o raciocínio, que é uma luz que ilumina a estrada por onde iremos navegar com o nosso corpo matéria, a criatura vai perceber como vivia erradamente. Só procurava embaraçar a vida, isso porque não tinha conhecimento para saber usar o raciocínio, o pensamento, a vontade, e assim, a sensibilidade do ser humano fica colhendo vibrações negativas de um lado e do outro, leva pancada de todos os lados, até dormindo a criatura está repousando a matéria e o espírito está levando cacetada astral. Por isso é que tem que haver disciplina na vida. Vamos trabalhar, devemos ocupar o tempo no trabalho, realizando-o com perfeição.
Quando vamos repousar o corpo, o espírito, ligado por cordões fluídicos, vai ao seu mundo de luz recarregar a sua bateria de energia positiva, para estar em condições no outro dia de executar as tarefas novamente.
ASTRAL SUPERIOR
DULCE ROMERO PEREIRA
Munido de um corpo físico o espírito investiga, analisa e trabalha nas descobertas científicas para tratar do corpo físico. Mas ainda não são suficientes essas descobertas. As enfermidades vêm crescendo a cada dia que passa, por falta de conhecimentos e esclarecimentos.
Falamos a Verdade às criaturas. O que interessa é o esclarecimento do espírito, porque noventa e cinco por cento da humanidade sofre de enfermidades atraídas por maus pensamentos. Os espíritos sofrem e levam a enfermidade ao corpo físico.
A criatura esclarecida sabe raciocinar, sabe se conduzir, sabe ter disciplina, convencendo-se de que a saúde está em si própria. Muitas vezes o corpo físico necessita de reparo; é por isso que existe a medicina. Mas é preciso raciocinar um pouco mais. É raciocinando com acerto que o espírito não se engana no que vai realizar.
As criaturas esclarecidas, que têm conhecimento de si próprias e que aprenderam a ter disciplina, a se conduzirem com altivez e sabedoria por intuições das Forças Superiores, aprenderam a atraí-las e a saberem que essa Força não falha, havendo senso de responsabilidade. É preciso que as criaturas se esclareçam um pouco mais, através da disciplina, pois ela é fator importante para o ser humano prolongar sua existência no mundo Terra, dando ao espírito o conhecimento de que ele necessita dessa escola que é o Racionalismo Cristão.
Não é só vir a uma Casa Racionalista Cristã e se dizer ser racionalista cristão.
Ao entrar por este portão, deixem a conversa lá fora e procurem se disciplinar, silenciando qualquer conversa neste recinto. Cada um ocupe seu lugar, sem preferência por lugares. Os que desejam preferência não são esclarecidos, marcam passo e serão sempre duvidosos.
Nós queremos que compreendam o que significa a Doutrina e dêem valor ao seu merecimento, para o seu próprio bem, para sua felicidade, para sua saúde, porque é assim que o espírito vai-se lapidando. Uma vez conhecendo esses ensinamentos, fazemos votos que compreendam a disciplina e o que ela significa.
Aqui não se trata de coisas materiais; aqui dentro se realizam trabalhos sérios, trabalhos espirituais para beneficiarem a humanidade sequiosa de aprender.
O espírito vem em busca de esclarecimento e esse esclarecimento o fará feliz, quando souber aplicar a disciplina no seu viver, para bem de si próprio e do seu semelhante, dando exemplo de valor.