.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

Saiba manter-se afastado dos males psíquicos – Por Rute Helena Macário

Existem alguns gatilhos que provocam as perturbações mentais. A forma como conduzimos nosso pensamento é um deles.

O pensamento é poder espiritual. Pensamentos são ondas vibratórias que percorrem o cosmo e irão unir-se pela lei da atração a outros pensamentos da mesma natureza.

Pode-se dizer que somos como estações emissoras e receptoras a receber e a emitir essas interferências e intervenções vindas dos campos vibracionais positivos ou negativos que ocupam o ambiente astral do planeta Terra.

Pensamentos de medo, insegurança, desânimo e tantos outros de caráter negativo, além de enfraquecerem e debilitarem o mental das pessoas, também depositam substâncias nocivas no corpo fluídico que facilmente são incorporadas ao corpo físico, resultando em males por vezes irreversíveis.

"A força psíquica se exalça, incitada, ainda agora, pelos fenômenos do mundo externo, que a despertam e ativam, agindo incessantemente sobre o organismo; de cujo fato resulta, provém, nasce, a necessidade para ela de apreciá-los e avalizar sua influência, a fim de utilizar-se deles ou repeli-los, quando nocivos, ou modificá-los, tornando-os prestáveis."

Livro Ciência Espírita de Antônio Pinheiro Guedes

Concluímos então que "tudo nos vem de fora", como se aprende na Filosofia Racionalista Cristã.


Somos fruto dos nossos pensamentos, sentimentos e das ações que deles resultam, porque antes da ação existe o pensamento.

Imperioso então estarmos vigilantes à qualidade de nossos pensamentos.

Uma outra causa frequente para levar o ser humano a perturbações psíquicas é a indisciplina.

Uma norma espiritualista que nos serve como advertência e deve ser levada em consideração é com relação ao valor da disciplina e do equilíbrio, é o item 18, em que reforça no uso do comedimento no falar, vestir, trabalhar, dormir, alimentar e recrear.

Ou seja;

Agir com comedimento e equilíbrio no labor, na alimentação, no recrear, são aspectos importantes juntamente com o autocontrole.

O ser humano necessita de normas e regras disciplinares para manter-se em caminho seguro de uma vida sã e progressista tanto material quanto espiritual.

O equilíbrio reflete positivamente tanto na saúde física quanto na saúda mental.

Quando a pessoa se afasta do ponto de equilíbrio, perturba-se abrindo assim a guarda para as ofensivas correntes negativas.

Manter-se em disciplina, equilíbrio e vigilância de pensamentos e conservar-se em vida regrada, são fatores que constroem a fortaleza espiritual e prepara o ser humano para superar as adversidades próprias do viver terreno.

Sabemos que os revezes são naturais de um planeta escola como é a Terra e tem como objetivo a evolução espiritual através do aprimoramento dos atributos utilizados na resolução desses mesmos revezes.

Acontece porém que quando esses problemas não são resolvidos através do raciocínio lúcido, da coragem e da serenidade necessárias, vão se avolumando e formando vibrações negativas a envolver os seres humanos, causando assim o desequilíbrio psíquico tão comum nos dias atuais. Aí vem a irritabilidade e o nervosismo que por sua vez desorganiza o raciocínio, trazendo as várias formas de perturbações psíquicas.

Devemos estar preparados espiritualmente, porque todos estamos sujeitos as influências do meio em que vivemos e da materialidade reinante na atmosfera da Terra.

Estejamos pois firmes e atentos ao nosso comportamento, nossas emoções, nossas atitudes e há tudo que vier ao nosso encontro, para que possamos revigorados, altaneiros e com ânimo forte enfrentar as batalhas cotidianas.

O ser humano que sabe se conduzir, observando as regras de elevada moral e caráter, é portador de estabilidade emocional porque está em consonância com as correntes do bem e dá seu exemplo em qualquer parte onde precise estar e contribui sobremaneira para o crescimento e progresso material e espiritual do ambiente onde atua.

Saiba manter-se afastado dos males psíquicos.– Por Rute Helena Macário